Entenda como funciona um biodigestor

-

Restos de alimentos são colocados em um compartimento fechado e se transformam em gás de cozinha. Parece mágica, mas é química! Essa experiência já está em funcionamento em escolas de Venâncio Aires que receberam biodigestores.

O equipamento não precisa de energia elétrica. Tudo acontece por uma transformação anaeróbica (sem oxigênio), que gera o biogás, composto de metano. A transformação ocorre da seguinte forma: os alimentos são colocados na pia de alimentação, as bactérias fazem a transformação, o biofertilizante é expelido e o gás gerado passa por um filtro de carvão ativado e depois é armazenado no gasômetro com fogão de uma boca.

Em Venâncio, é usado o sistema 2.0, que transforma até quatro quilos de resíduos orgânicos em biogás ou biofertilizante. Para iniciar o biodigestor, foram colocados 600 litros de esterco com água – processo para criar as bactérias que fazem a digestão dos alimentos. Por dia, podem ser depositados 10 quilos de alimentos no biodigestor.

A decomposição da matéria orgânica é um processo bioquímico realizado pelas milhares de bactérias. Para a produção de biogás é preciso entender sobre a bioquímica do processo, ou seja, a biodigestão anaeróbia. As bactérias são seres vivos e precisam de condições ideais de temperatura, acidez e homogeneidade, para produzir melhor. Considerando as variações de temperaturas, de acordo com as estações do ano, assim como os tipos de substratos utilizados, pode-se obter o máximo de biogás possível. No verão, os biodigestores tendem a produzir mais rápido o gás.

O que pode ir no biodigestor?

Resto de alimentos como arroz, feijão, massa, carne, frutas verduras, pequenas quantidades de óleo.

Para que a lona?

A lona flexível é utilizada para promover o ambiente ideal de fermentação do biogás, sem oxigênio, e também para armazenar os gases por um período – o que acaba dando a aparência de ‘balão’. À medida que o biogás é produzido, vai ocupando o espaço do tanque e a lona fica cheia.

Quanto tempo leva?

A produção de biogás depende de vários fatores, mas, em média, após o início da alimentação do biodigestor, a produção de biogás deve ocorrer entre 15 a 30 dias.

“É uma ação pensada em fechar o ciclo do alimento e transformar o resíduo no local. Isso evita ter que colocar em uma sacola plástica para que o caminhão colete e leve para um aterro sanitário, onde o resíduo será compactado e gera um passivo ambiental. Assim usamos o resíduo como um ativo ambiental e ensinamos isso aos alunos da escola. É um processo que ajuda o meio ambiente.”

Carlos Emílio Vieira da Silva
Engenheiro de Aquicultura da empresa HomeBiogás, que instalou os biodigestores nas escolas de Venâncio.

O ‘cãofluencer’ que conquistou as redes

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes