Folha do Mate é selecionada para programa de aceleração digital

-

A Folha do Mate é um dos três jornais gaúchos que irão participar do programa ‘Acelerando a Transformação Digital’. Ao todo, 25 redações brasileiras foram selecionadas para participar da fase de mentoria e fundos de inovação da primeira edição, desenvolvida pela Associação Nacional de Jornais (ANJ) e Associação Nacional dos Editores de Revistas (Aner).

O projeto tem parceria com o Meta Journalism Project (Meta é a empresa dona do Facebook, Instagram e WhatsApp) e com o Centro Internacional para Jornalistas (ICFJ, na sigla em inglês). Os participantes selecionados receberão, ao longo de três meses, treinamento estratégico e tático com especialistas do setor, além de fundos de até 15 mil dólares para apoiar as redações no desenvolvimento de projetos, produtos ou melhorias de processos.

“Essa é uma notícia que nos enche de orgulho e de expectativas, porque se trata de um programa que busca acelerar a transformação digital de veículos de comunicação. Os organizadores defendem a necessidade de um jornalismo sério e comprometido com a comunidade, que faça diferença para as pessoas e que se mostre sustentável, com condições de ganhar escala e seguir em frente”, destacou a diretora comercial da Folha do Mate, Paula Carvalho.

Ainda conforme ela, já na próxima semana começa a fase de mentoria, quando será discutido e avaliado o projeto inscrito. “Vamos ajustar as ferramentas, ideias e processos para que em um prazo de aproximadamente três meses, possamos lançar uma versão inicial da nova plataforma proposta para a comunidade. Que o programa possa resultar em muitos projetos inspiradores para todos nós que trabalhamos com comunicação, em especial, com jornalismo.”

Primeira edição

A primeira edição do ‘Acelerando a Transformação Digital’ teve como foco os desafios dos jornais e revistas e a primeira fase foi realizada entre novembro e dezembro de 2021.

Jornalistas e profissionais de outras áreas de mais de 150 redações diferentes participaram de uma série de treinamentos virtuais liderados por especialistas em mídia internacional.

Entre os tópicos estão como as organizações podem melhorar sua experiência móvel, como monetizar por meio de mídias digitais, quais as formas de desenvolver e engajar o público e como adotar e analisar indicadores de desempenho, por exemplo.

A seleção para mentoria foi feita por um comitê do ICFJ que seguiu uma série de critérios, incluindo a viabilidade do projeto apresentado e como esses veículos poderiam impulsionar a transformação digital em suas organizações.

O programa conta também com uma edição focada em startups e iniciativas digitais, feito em parceria com a Associação de Jornalismo Digital (AJOR), e outra focada em rádio e televisão, criado em parceria com a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT).

Nos próximos meses devem ser anunciadas as organizações de mídia selecionadas para a fase de mentoria e fundos de inovação das demais edições.

Selecionados

100fronteiras (Foz do Iguaçu, PR), A Gazeta (Vitória, ES), CartaCapital (São Paulo, SP), Diário da Amazônia (Porto Velho, RO), Diário da Região (São José do Rio Preto, SP), Diário do Nordeste (Fortaleza, CE), Diário Popular (Pelotas, RS), Diários Associados (Belo Horizonte, MG), Folha de Londrina (Londrina, PR), Folha do Mate (Venâncio Aires, RS), Folha Vitória (Vitória, ES), Gazeta do Povo (Curitiba, PR), Grupo Perfil Brasil (São Paulo, SP), Grupo Sinos (Novo Hamburgo, RS), Jornal Atual (Itaguaí, RJ), Jornal do Commercio (Recife, PE), Jornal O Tempo (Belo Horizonte, MG), O Globo (Rio de Janeiro, RJ), O Liberal (Americana, SP), O Liberal (Belém, PA), O Povo (Fortaleza, CE), Pais & Filhos (São Paulo, SP), Revista PIM Amazônia – Editora Balponte (Manaus, AM), Tribuna Independente (Maceió, AL) e Vida Simples (São Paulo, SP).

*Com informações da Associação Nacional de Jornais (ANJ).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes