Grupo de Danças Folclóricas Alemãs apresenta documentário nesta segunda-feira

-

O Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Infanto-juvenil Grüner Jäger Volkstanzgruppe, com sede na Comunidade Santa Catarina, de Linha Marechal Floriano, interior de Venâncio Aires, foi contemplado com o projeto Disseminando a Cultura Alemã. Com o tema ‘Resgatar a Cultura é Salvar Vidas’, o grupo produziu um documentário que será divulgando nesta segunda-feira, 27, na Câmara de Vereadores de Venâncio Aires. O vídeo de 1h 30min pode ser conferido no Facebook: GDFA Grüner Jäger Volkstanzgruppe.

O projeto histórico foi possível por meio do edital Criação e Formação Diversidade das Culturas realizado com recursos da Lei Aldir Blanc nº 14.017/20, com apoio da Fundação Marcopolo. Conforme a coordenadora Elisabeta Felten, o projeto consistiu em um trabalho de pesquisa sobre o feitio de um traje oficial, bem como, sobre músicas de danças originárias de uma região típica da Alemanha que identificam a história do nome do grupo.

Durante o desenvolvimento do projeto, segundo Elisabeta, foram ensaiadas várias danças que são vivenciadas por grupos folclóricos de danças alemãs no Brasil, as quais são repassadas aos grupos associados através da Associação Cultural de Gramado.
Também foram ensaiadas as danças pesquisadas, que são oriundas do local de origem do imigrante Cristian Heirich Bencke, região de Mecklenburg, schwerin na Alemanha, que são danças denominadas como Schöna Wulka e Gröttketeller.

Segundo ela, os ensaios para o projeto foram realizados semanalmente, de forma on-line, devido à pandemia de Covid-19. Em função disso, foram escolhidas danças cuja coreografia pudesse ser realizada individualmente. Já para as danças que foram pesquisadas e são dançadas em par e em pequenos grupos, os ensaios foram realizados com autorização da Vigilância Sanitária do município e com os devidos cuidados de higienização e uso de máscaras.

As filmagens das danças com traje confeccionado pela empresa Rewil Trajes, de Wilney Haberkamp, de Imigrante, foram gravadas em pequenos grupos de dançarinos em horários diferenciados e agendados anteriormente para evitar aglomeração e finalizar a produção.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes