Construção da Casa do Mel teve início no dia 24 de agosto e está localizada próximo ao trevo de acesso a Passo do Sobrado (foto: Claudio Froemming/Folha do Mate)

Foi iniciada, há uma semana, a construção da futura agroindústria Casa do Mel. Os trabalhos foram autorizados após a confirmação, por parte do Executivo Municipal, do recebimento da primeira parcela da emenda parlamentar do deputado federal Márcio Biolchi (MDB), no valor de R$ 44.511,43.

A emenda total é de R$ 250 mil e foi solicitada, há dois anos, pela vereadora Celina Fagundes da Rosa (MDB) e pelo apicultor Celso Kroth. Eles estiveram no gabinete do deputado Biolchi, acompanhados de outras lideranças, para solicitar os recursos. A demanda estava sendo discutida há tempo pelos apicultores, que esperavam ver sua solicitação atendida.

A Prefeitura é parceira na construção, cedendo o terreno para edificação do prédio, que estará localizado próximo ao trevo de acesso à cidade. Inicialmente, o projeto deve beneficiar 16 famílias de apicultores, número que pode aumentar, conforme novos produtores se juntem à Associação de Apicultores Familiares Colméia do Passo.
Segundo o apicultor Celso Kroth, a Casa do Mel servirá para extrair e envasar o alimento dentro das normas técnicas sanitárias, o que garantirá a possibilidade de comercializar o produto fora do município, aumentando as oportunidades de comércio e renda para os envolvidos. “Essa agroindústria também foi projetada para, no futuro, beneficiar outros produtos, como pólen e própolis”, destaca Kroth.

O presidente da Associação, Claudio Floriano Jochins, ressalta que a agroindústria trará diversos benefícios aos apicultores, que poderão comercializar um alimento de forma segura e com um selo de qualidade, o que proporcionará mais vendas e retorno financeiro aos envolvidos.

“Com a efetivação da Casa do Mel, nosso produto vai agregar valor e ainda poderemos vender para outros municípios, o que fortalece o mel como fonte alternativa de renda”.
CELSO KROTH
Apicultor

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome