Início da operação de serviços em toda a extensão da RSC-287 marca feriadão de Carnaval

-

Prestes a completar seis meses da assunção da RSC-287, a Concessionária Rota de Santa Maria inicia, na próxima segunda-feira, 28, o fornecimento de serviços médico, mecânico e inspeção de tráfego para todo o trecho entre Tabaí (quilômetro 28,03, no entroncamento com a BR-386/RS) e Santa Maria (quilômetro 232,54, no entroncamento com a ERS-509), totalizando 204,51 quilômetros de extensão. O treinamento dos 99 colaboradores que vão atuar 24 horas por dia na operação ocorreu na última quarta-feira, 23, no campus da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), com atividades práticas e teóricas. Os profissionais passam a atender todas as chamadas via 0800-1000-287, seja de acidentes, panes mecânicas, animais na pista ou outras intercorrências na rodovia.

Estes serviços já eram prestados, desde o início da concessão, em 30 de agosto de 2021, no trecho entre Venâncio Aires e Candelária, onde estão localizadas, atualmente, as praças de pedágio. A partir da meia-noite de segunda-feira, 28, mais 10 veículos, entre viaturas, guincho leve e pesado, ambulâncias, reboques para apreensão de animais e caminhão pipa integram a operação na extensão total da concessão. “Somente nos serviços de saúde, junto às ambulâncias, são 67 profissionais, entre médicos, enfermeiros e socorristas”, destaca o diretor-geral da Rota de Santa Maria, Renato Bortoletti. Os outros 32 profissionais vão atuar junto ao Guincho Pesado (8), Guincho Leve (8), Inspeção de Tráfego (8) e Centro de Controle Operacional (8).

O Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), a partir do início de março, será realizado em quatro bases distribuídas ao longo do trecho, sendo duas nas Praças de Pedágio existentes (Venâncio Aires e Candelária) e as demais junto aos Postos de Combustíveis no quilômetro 34 (Posto Frizzo) e quilômetro 200 (Posto Fuzer). “Nestes locais, os usuários poderão parar e usufruir de uma área de descanso, com banheiros, fraldários, água potável e estacionamento”, frisa o diretor.

Feriadão

Na quinta-feira, 24, a Rota de Santa Maria divulgou a expectativa de fluxo de veículos neste feriadão de Carnaval. Na Praça de Pedágio de Candelária (quilômetro 131) é estimado o tráfego de 22,2 mil veículos, sendo 12,5 mil na sexta e 9,7 mil no sábado. Já na Praça de Venâncio Aires (quilômetro 86), a expectativa é de 30,7 mil veículos, dos quais 17,7 mil na sexta e 13 mil no sábado. A Concessionária também alertou os motoristas com relação aos melhores horários para pegar a estrada: nesta sexta-feira, 25, até às 14h; e no sábado, 26, até as 8h e após as 11h.

Confira as dicas antes de pegar a estrada:

• Use o cinto de segurança, inclusive no banco traseiro;

• Respeite o limite de velocidade;

• Crianças sempre na cadeirinha adequada para a idade;

• Não use o celular ao dirigir;

• Não trafegue pelo acostamento;

• Faça ultrapassagem somente em locais seguros;

• Sob chuva, reduza a velocidade e não pare sobre a faixa de rolamento;

• Use faróis acesos mesmo durante o dia;

• Realize revisão dos itens básicos de seu veículo tais como: pneus (verifique o estepe), água, óleo, combustível e iluminação (revisão geral nas lâmpadas);

• Não jogue lixo na rodovia, principalmente pontas de cigarro que podem provocar incêndios;

• Facilite o troco com moedas na passagem pela praça de pedágio.

Fonte: Assessoria de Imprensa Concessionária Rota de Santa Maria – Four Comunicação

LEIA MAIS:

notícias trânsito Folha do Mate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes