Lar de idosos inicia atividades em Mato Leitão

-

Desde a semana passada, Mato Leitão passou a contar com um novo serviço no segmento de cuidado com pessoas idosas. Na sexta-feira, 18, ocorreu a inauguração do Lar & Hotelaria Laços de Família, empreendimento localizado no Acesso 20 de Março. Segundo o sócio-proprietário e diretor administrativo do local, Raul César Senna, o espaço oferece 12 vagas. Contudo, as atividades iniciaram com apenas oito disponíveis.

“Nas próximas semanas vamos aumentar as quatro vagas restantes por causa da demanda já existente”, compartilha. Ele relata que sete vagas já estão preenchidas e o atendimento dos idosos iniciará a partir de segunda-feira, 28. Dessas, cinco estão reservadas para idosos de Mato Leitão que já são atendidos em outros lares da região e serão transferidos para o lar que funciona na Cidade das Orquídeas.

Conforme Senna, a escolha por Mato Leitão está relacionada à tranquilidade ofertada pela cidade, que é de menor porte, o que garante mais conforto para os idosos. “O contexto da cidade facilita a oferta desse tipo de serviço. É um ambiente mais saudável, não se tem poluição de grandes indústrias, por exemplo, e a casa é bem localizada”, complementa.

Ele também ressalta que a residência onde o lar funciona oferece aos idosos o contato com a natureza. Antes de se instalar na Cidade das Orquídeas, ele e a esposa Janaína Gonçalves, que é a responsável técnica pelo lar, monitoraram outros municípios da região, mas tiveram dificuldade de encontrar as características que procuravam.

Modalidades

No local, são ofertadas três modalidades de atendimento para os idosos. Uma delas, novidade na região, é o sistema de creche. De acordo com Senna, nessa opção os idosos passam o dia no lar, realizando atividades e refeições, e retornam para casa no fim do dia, em horário acordado com a família. Ele observa que essa é uma alternativa com custo menor. Por causa das restrições impostas pela pandemia da Covid-19, esse sistema ainda não está em funcionamento.

A outra modalidade é a de hotelaria, que segundo ele é muito comum em grandes centros. Nesse formato, a família paga por diárias para que o idoso permaneça no local, recebendo todos os cuidados ofertados. O outro sistema é o de longa permanência, no qual o idoso reside no lar. Essas duas modalidades já estão em funcionamento.

Como diferencial do Lar & Hotelaria Laços de Família, Senna destaca o olhar humanitário, com a oferta de diferentes atividades que proporcionem bem-estar e cuidado aos idosos. “Pensamos que na melhor idade é preciso ter o melhor tratamento”, salienta. Ele também menciona que no local se buscará estimular a interação e o contato com os familiares.
Para o prefeito Carlos Bohn, a instalação desse lar no município é importante porque possibilita maior proximidade dos idosos da Cidade das Orquídeas que são atendidos pelo local com as famílias.

Equipe

• A equipe de profissionais do Lar & Hotelaria Laços de Família é formada por cuidadores, técnico em Enfermagem, nutricionista, enfermeira, médico, responsável técnica e diretor administrativo. Os sócios-proprietários do local, Raul César Senna e Janaína Gonçalves, são moradores do município vizinho de Venâncio Aires. Ele é gerontologista e ela assistente social. Os dois têm experiências profissionais em lares de idosos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes