Equipes da Secretaria de Obras, Viação e Trânsito já concluíram, até o momento, os trabalhos em 12 quadras. (Foto: Renê Ruppenthal/AI Prefeitura)
Equipes da Secretaria de Obras, Viação e Trânsito já concluíram, até o momento, os trabalhos em 12 quadras. (Foto: Renê Ruppenthal/AI Prefeitura)

Em outubro, a parceria entre a Prefeitura de Mato Leitão e proprietários de imóveis para construção de passeio público completa dois anos. Até o momento, já foram feitos mais de 6,6 mil metros quadrados de calçadas em diversos trechos de ruas, especialmente ao longo da Ervino Kuhn. As obras estão mudando o visual do perímetro urbano e a expectativa, contando também os projetos do Avançar Cidades e do Badesul, é ultrapassar, até o fim deste ano, a marca de 23 mil metros quadrados de passeio público.

No lançamento do programa municipal, em 2018, o prefeito Carlos Alberto Bohn destacava a importância das obras na questão da padronização das calçadas, segurança e acessibilidade aos pedestres, embelezamento e ainda a valorização dos imóveis. “O Município precisava focar no passeio público. Todos os governos fizeram asfalto, mas a maioria sem calçadas. Era o momento de focar nisso e, com a parceria público-privada, as obras se tornaram acessíveis aos proprietários”, salientou.

O programa priorizou obras coletivas, envolvendo diretamente os moradores que, organizados em grupos, precisam apenas encaminhar solicitação e efetivar a compra dos bloquetos de concreto. A Prefeitura assumiu a elaboração do projeto, preparação da cancha, alinhamento do meio-fio e colocação dos bloquetos. Uma equipe da Secretaria Municipal de Obras, Viação e Trânsito concluiu, até o momento, 12 quadras completas (dois lados) e outros dois trechos (somente um lado). Outros quatro trechos de ruas estão na lista para receber as obras nas próximas semanas.

NOVIDADE

A partir da experiência em utilizar equipes próprias para obras de infraestrutura, a Prefeitura trabalha em um programa, focando agora na pavimentação de ruas. “Estamos trabalhando neste novo projeto, seguindo os moldes do passeio público, ou seja, parceria com os proprietários de imóveis. Nos próximos dias, o projeto de lei será remetido para a Câmara de Vereadores”, ressaltou Bohn.

Passeio concluído

• Rua Ervino Kuhn: 12 quadras em ambos os lados

• Rua das Orquídeas: um dos lados

• Rua Ervino Kuhn: um dos lados (Gold Móveis Planejados)

•Rua Wendelino Heinen (entre Leopoldo Hinterholz e Ervino Kuhn): dois lados
• Rua Martin Henckes (entre Leopoldo Hinterholz e Ervino Kuhn): dois lados

Na lista

• Rua Leopoldo Hinterholz: trecho entre as ruas Wendelino Heinen e João Germano Hillessheim (um dos lados)

• Rua Santa Inês: trecho entre as ruas Pedro Léo Adams e das Hortências (um dos lados)

• Rua Zeno Assmann: trecho entre as ruas Ervino Kuhn e Alceu Goerck (um dos lados)

• Rua Wendelino Heinen: trecho entre as ruas Alceu Goerck e 1 do Loteamento Pilz (um dos lados)

“Esse programa de passeio público veio para ficar. Deu muito certo e vamos avançar mais. Essas obras estão embelezando a cidade.”

CARLOS ALBERTO BOHN

Prefeito

Outros projetos

  • Com recursos da União, no Avançar Cidades – Mobilidade Urbana, estão em andamento obras de infraestrutura em cinco trechos de ruas no Centro: Santa Inês, Otto Bugs, João Bohn Filho e Pedro Léo Adams. O projeto envolve asfalto, passeio público com acessibilidade e sinalização com um custo de R$ 1,7 milhão. Somente de passeio público são 3,7 mil metros quadrados.
  • Outro projeto de infraestrutura está sendo realizado na principal porta de acesso a Mato Leitão. Com recursos do Badesul Cidades, está em andamento a construção de passeio público no Acesso 20 de Março e em trechos da rua Cônego Pedro Henrique Vier, extensão de 7,1 mil metros quadrados.
  • Na Avenida Alfredo Pilz, que também foi pavimentada, o passeio é de 3,6 mil metros quadrados. O Badesul prevê investimento de R$ 2,1 milhões. Neste projeto, os serviços de preparação da cancha e canalização são executados pela Secretaria Municipal de Obras, Viação e Trânsito.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome