Martha Medeiros será patrona da Feira do Livro de Venâncio Aires, de 21 a 24 de outubro. (Foto: Divulgação)
Martha Medeiros será patrona da Feira do Livro de Venâncio Aires, de 21 a 24 de outubro. (Foto: Divulgação)

Escolhida patrona da Feira do Livro de Venâncio Aires deste ano, a escritora Martha Medeiros fala da gratidão em ter recebido o convite e da ligação que possui com a Capital Nacional do Chimarrão. A entrevista foi transmitida pela rádio Terra FM, durante o programa Terra Meia Hora, desta terça-feira, 22.

De acordo com Martha, o vínculo com Venâncio Aires vem de longa data, já que, a mãe da escritora, Isabel Mattos de Medeiros, viveu parte da infância no município e o avô paterno, Flávio Menna Barreto Mattos foi intendente neste período. “Em razão disso, minha ligação com a Capital Nacional do Chimarrão é muito forte, sem mesmo conhecer a cidade”, destaca a escritora.

Em entrevista, ela reforça o lema da Feira do Livro deste ano, ‘Ler é para todos’, destacando a importância da leitura e do hábito que deve ser transmitido de geração para geração. A escritora indica às pessoas que não tiveram contato com os livros quando crianças, que ainda há tempo de começar. “As redes sociais são uma grande concorrente, pois as pessoas são sequestradas por este meio. Mesmo assim, temos que rebater com muita força de vontade para que a leitura seja o hábito principal”, orienta.

Martha observa que os livros ainda são encarados com certa solenidade quando comparados à música e ao cinema, por exemplo. Contudo, é preciso mudar este conceito. “As pessoas devem entender que a leitura também pode ser um hábito trivial, sem desmerecer a importância do livro”, esclarece.

Em entrevista à rádio Terra, a escritora também destacou a importância e os desafios em fazer com que a leitura se torne um hábito desde a infância. “Algumas crianças acham chato, pois já nasceram no meio tecnológico e estão acostumadas com o dinamismo, assim como, a imagem e o som. Já o livro, requer uma certa concentração”, argumenta. Mesmo assim, ela reforça que é preciso que haja esta dedicação.

De escritora à cronista

Martha formou-se em Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda. Trabalhou durante 13 anos como redatora publicitária e diretora de criação, em Porto Alegre. Aos 23 anos teve o primeiro livro de poemas publicado. Atualmente, Martha é cronista de jornais do Rio Grande do Sul e outros estados. “Nunca pensei em me tornar cronista. Este foi o melhor presente que ganhei da vida e quero honrar esta oportunidade maravilhosa, de estar em contato com os meus leitores”, afirma.

A Feira do Livro de Venâncio Aires, organizada pela Prefeitura e pelo Sesc, ocorre entre os dias 21 e 24 de outubro. Neste ano, em decorrência da pandemia, a programação será virtual.

“O livro amplia e expande a nossa experiência de vida. É também fonte de entretenimento, diverte e desperta prazer.”

MARTHA MEDEIROS – Escritora e patrona da Feira do Livro de Venâncio Aires

LEIA MAIS:

Martha Medeiros será a patrona da Feira do Livro de Venâncio Aires

Feira do Livro de Venâncio Aires terá atrações virtuais e presenciais

 

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome