Movimento ‘Destrava 244’ ganha o reforço da Assemp

-

A Associação de Entidades Empresariais de Santa Cruz do Sul (Assemp) é a mais nova integrante do movimento ‘Destrava 244’, que tem como finalidade a pavimentação da ERS-244, estrada que liga os municípios de Venâncio Aires e Vale Verde. O apoio da entidade à mobilização regional foi confirmado na quinta-feira, 17, em reunião da qual participaram o ex-prefeito da Capital Nacional do Chimarrão e atual secretário estadual adjunto de Obras e Habitação, Giovane Wickert; o prefeito de Vale Verde, Carlos Gustavo Schuch; o vereador André Kaufmann; o presidente da Assemp, Fabio Borba, e o vice-presidente Administrativo e Financeiro, Lucas Rubinger. O encontro ocorreu na sede da entidade, em Santa Cruz do Sul.

Wickert, que coordena a mobilização, Schuch e Kaufmann destacaram a importância da adesão da Assemp à iniciativa, uma vez que quanto mais representatividade o movimento tiver, maiores serão as chances de o Governo do Estado contemplar a região com a pavimentação do trecho de cerca de 16 quilômetros. A ERS-244, uma vez asfaltada, se tornaria importante ligação entre os vales do Rio Pardo e Taquari, bem como caminho mais curto para as regiões Carbonífera e Metropolitana. O ex-prefeito de Venâncio Aires voltou a destacar que o governador Eduardo Leite tem planejamento de liberar aproximadamente R$ 1,3 bilhão para projetos de infraestrutura a partir de venda de estatais como Corsan, CEEE, Procergs e outras.

A outra alternativa para o projeto é a permuta de hortos reflorestados de propriedade do Estado com as empresas interessadas nas obras. A Construtora Pelotense, que detém o contrato da ERS-244, já manifestou que só depende da autorização do Governo do Estado para retomar a obra, uma vez que ela já foi licitada, mas teve ordem de suspensão emitida em 2010. No trecho, há pontes que não são utilizadas e foram classificadas como monumentos à irresponsabilidade. “As possibilidades fizeram ressurgir a vontade de buscar apoio e tentar garantir, junto ao Estado, os recursos necessários para que esta obra seja finalmente concluída”, comentou Carlos Gustavo Schuch. O prefeito de Vale Verde acredita que a região terá muitos benefícios, pois muitas empresas do Vale do Taquari estão procurando áreas para expandir seus negócios.

Desenvolvimento

O presidente da Assemp, Fábio Borba, garantiu apoio à iniciativa. “Promover e desenvolver nossa região está no DNA da Assemp. O acesso entre Venâncio Aires e Vale Verde, passando por Passo do Sobrado, é uma alternativa de escoamento da produção, principalmente com a evolução portuária prevista em Venâncio e General Câmara. Entendemos que desenvolver a região é uma de nossas metas”, destacou.

Saiba mais

Uma reunião com o secretário estadual de Logística e Transportes, Juvir Costella, está agendada para a próxima terça-feira, 22. Ele já sinalizou que pretende conhecer as pontes e o trajeto por onde a pavimentação deve passar.

*Com informações da assessoria de imprensa da Prefeitura de Vale Verde

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes