Imagem feita a partir de um drone mostra a dimensão da enchente que atingiu Vila. ( Alvaro Pegoraro/Folha do Mate)
Imagem feita com um drone mostra a dimensão da enchente que atingiu Vila Mariante nesta semana (Foto: Tobias Dresch/ Global Tecnologia)

Medição realizada no fim da tarde deste domingo, 12, mostra que o nível do Rio Taquari, em Vila Mariante, já passa dos 10 metros. Ao longo do dia o nível subiu 2,67 metros. De acordo com o observador hidrológico e morador da localidade de Linha Chafariz, Paulo Roberto de Paula, o nível estava em 10,19 metros, às 17h.

Na medição anterior, feita no começo da manhã deste domingo, o nível era de 7,52 metros. Ele acredita, por experiência de quem atua nesta função há mais de 20 anos, que o nível passará dos 12 metros na noite deste domingo.

A situação está sendo monitorada pela Defesa Civil de Venâncio Aires e municípios do Vale do Taquari. Segundo o secretário de Segurança Pública da Capital do Chimarrão, Dario Martins, a situação é de alerta, pois estima-se que o nível vai passar dos 21 metros em Estrela. “Já temos duas equipes de resposta rápida dos bombeiros em alerta”, observa.

Em Lajeado, conforme medição divulgada pela Prefeitura e atualizada às 19h deste domingo, o nível chega a 19,20 metros, o que representa um aumento de 48 centímetros na última hora.

O repique da enchente se deve à forte chuva registrada na última noite e no começo deste domingo, 12, especialmente em municípios da Serra, o que impacta diretamente no volume de água nas cabeceiras da bacia Taquari-Antas. Para se ter ideia, o nível normal do rio, no 2º Distrito de Venâncio Aires, é de 1,6 metro e, durante a cheia registrada nesta semana, ultrapassou a marca dos 15 metros. Esta enchente é considerada a maior dos últimos 64 anos.

Linha Mangueirão

Todos os moradores que estavam abrigados no ginásio de Linha Mangueirão, interior de Venâncio Aires, já retornaram para suas residências. A informação é do secretário municipal de Habitação e Desenvolvimento Social, Mateus Deitos Rosa. Segundo ele, as moradias foram limpas e higienizadas e as famílias retornaram na tarde deste domingo para seus lares.

Leia mais: Nível do Rio Taquari volta a subir e moradores devem ficar em alerta

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome