Frio deve ser intenso nesta semana

-

Com origem polar de grande intensidade uma massa de ar frio deve chegar no Brasil ao longo desta semana. De acordo com a MetSul Meteorologia, essa deve ser uma das mais intensas do século a alcançar o território nacional.

Conforme a análise da MetSul, essa deve ser uma erupção de ar gelado muito intensa, mais forte que a de junho e que a da última semana, e em alguns momentos chegam a sinalizar uma onda polar de excepcional força com magnitude raramente vista na história recente.

Esse ar polar deve chegar no país entre terça, 27, e a quarta-feira, 28, e traz grande queda da temperatura. Modelos têm indicado que a temperatura no nível de pressão de 850 hPa, equivalente a 1.500 metros de altitude, que é parâmetro usado em Meteorologia para identificar o quão quente ou fria é uma massa de ar, isso significa que deve ficar entre -5ºC e -6ºC no Sul do Brasil, nos estado de Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Com essas temperaturas amenas e possível vento moderado, a sensação térmica será ainda menor. A MetSul explica que nas áreas de maior altitude do Rio Grande do Sul e do Sul do Brasil valores de sensação térmica -usando a fórmula mais moderna do National Weather Service dos Estados Unidos- podem atingir marcas neste evento polar tão baixas quanto -10ºC a -20ºC. No alto do Morro da Igreja, em Santa Catarina, a 1.800 metros de altitude, a sensação térmica pode ficar entre -20ºC e -25ºC.

Recesso das escolas estaduais começa nesta segunda-feira

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes