Posto de combustíveis: local para abastecer e apoiar os motoristas

-

Durante os dias na estrada, é fundamental ter um suporte para dormir, descansar, tomar banho, lanchar, abastecer o veículo e até mesmo conversar. Por isso, para os motoristas, os postos de combustíveis são casas na beira da estrada.

O Posto Chama, que fica na RSC-287, é conhecido por motoristas que passam pela região, porque, além de ficar no caminho, oferece diversos serviços para ajudar os condutores. Conforme o frentista Reginato Rodrigues, que atua há 5 anos no posto, o local “deixa os motoristas à vontade.”

“Por aqui passam pessoas de todos os cantos do Brasil e do mundo, são muitos caminhões, carros, ônibus e motos por dia”, observa Rodrigues. O profissional conta que, com o grande movimento, quem trabalha no posto acaba conhecendo outras pessoas e ouvindo muitas histórias. “Nos tornamos amigos dos motoristas, e alguns, sempre que passam pela região, chegam no posto.”

Reginato Venâncio Aires
Frentista Reginato Rodrigues conhece motoristas de vários locais do Brasil (Foto: Eduarda Wenzel/Folha do Mate)

Entre tantos acontecimentos que presenciou no trabalho, o frentista relembra a greve dos caminhoneiros, que aconteceu em 2018. “Mudou totalmente nossa rotina, sentimos falta do movimento, porque só abastecíamos os serviços essenciais, como ambulâncias, carros policiais e bombeiros”, recorda.

Mas ele prefere lembrar das qualidades de conviver com tantas pessoas, e ressalta que muitos moradores de Venâncio também abastecem no posto. “São muitos colonos que têm a rotina de abastecer tratores e outras máquinas aqui, eles também movimentam nosso cotidiano e fazem amizades.”

Direto da Serra

Entre milhares de condutores que passam pelo Chama está Daniel Scalco, de Bento Gonçalves, que há anos tem o caminhão como a segunda casa. Ele não costuma ter Venâncio Aires como rota, mas já esteve mais vezes trabalhando no município e assim conheceu o posto. “Eu já parei aqui mais vezes para abastecer e uma vez usei o pátio para dormir, pois eles oferecem um grande espaço com segurança, isso é ótimo”, destaca.

Scalco afirma que, nos últimos anos, os postos melhoram o atendimento aos motoristas. “Atualmente, os postos são lugares que podemos fazer de tudo, tomar banho: almoçar no restaurante ou estacionar para fazer a própria comida, esquentar água e dormir. É um serviço essencial para a vida de quem está sempre na estrada, eles fazem muito por nós, é uma forma de apoio”, conclui Scalco.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes