Presentes para curtir com a família toda

-

Se o Natal inspira os momentos de confraternização e harmonia, os presentes podem ajudar a estender o clima para o próximo ano. Itens de uso coletivo incentivam o convívio familiar, em almoços, piqueniques ou passeios e, até mesmo, nos momentos de preguiça no sofá da sala.

A psicóloga Susan Artus Dettenborn explica que presentear é uma forma de ofertar algo a alguém para que este se sinta feliz, reconhecido e acolhido em um momento ou ambiente. “É importante presentearmos de forma gratuita, ou seja, sem necessariamente esperar algo em troca”, lembra.

Ela comenta que os presentes que estimulam a convivência familiar são os que podem aproximar as pessoas para o usufruto e vão desde jogos de tabuleiro, de brincadeiras coletivas até móveis e passeios, sempre de acordo com a forma de funcionamento das famílias.

Uma família não é igual a outra e nem tudo dá certo para todas. Por isso, a escolha do presente deve levar em conta essas peculiaridades. “Os benefícios desses presentes ou desta forma de presentear é de aproximar mais os membros, de aumentar as trocas de experiências e vivências, de sentimento e respeito”, destaca Susan.

Dicas de presente para a família

– Piscina

Piscinas infláveis ou acessórios aquáticos são opções para aproveitar o verão (Foto: Pexels/Divulgação)
– Gazebos
– Caixa/bolsa térmica
Caixa térmica é sugestão, inclusive, para o amigo secreto (Foto: Divulgação)
– Cozinha
– Televisão
– Conjunto de mesa e cadeiras cromato
Conjunto de mesa e cadeiras cromato pode ser utilizado em áreas externas (Foto: Eduarda Wenzel)
– Sofá
Sofá é uma das opções de presente que toda a família aproveita (Foto: Eduarda Wenzel)
– Kit churrasco
Kit pode ser montado com utensílios de cozinha e itens para churrasco (Foto: Eduarda Wenzel)
– Barraca
– Kit chimarrão
– Jogos didáticos
Jogos de mesa e de tabuleiro estimulam a integração entre pais e filhos (Foto: Eduarda Wenzel)
*Sugestões das lojas Afubra e DL Neumann.

De olho em 2020

Para quem quer aproveitar o Natal para presentear de olho no próximo ano, agendas, cofrinhos, materiais escolares e mochilas podem ser opções. A psicóloga Susan Artus Dettenborn esclarece, no entanto, que os presentes não devem ter o objetivo de entusiasmar o outro. “Presente é carinho e entusiamos é o apreço que você tem por coisas que deseja conquistar”, comenta.

Em termos de organização, porém, presentes como agendas e calendários são muito bons, desde que desejados por quem vai receber. A profissional cita que presentear quando você conhece bem quem vai receber é mais tranquilo e, até mesmo, dá liberdade de errar. Quando são pessoas de pouco convívio, o mais indicado é fazer as listinhas de desejos, duas ou três opções que podem ajudar a não causar constrangimentos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes