A primavera é a estação das flores. Para outros, a estação dos espirros. Sempre cheia de charme, ela chega hoje, às 10h31min.
Luciana se dedica ao ramo das flores há duas décadas (Foto: Rosana Wessling/Folha do Mate)

A primavera é a estação das flores. Para outros, a estação dos espirros. Sempre cheia de charme, ela chega hoje, às 10h31min. A nova ‘época’ é a mais colorida do ano. Conhecido por ser uma transição entre o inverno e o verão, o período será marcado pelo La Ninã e elevação nas temperaturas.

De acordo com a meteorologista do Núcleo de Informações Hidrometeorológicas (NIH) da Universidade do Vale do Taquari (Univates), Maria Angélica Cardoso, o fenômeno meteorológico La Ninã deve seguir atuando até o verão 2021. “Espera-se que nos meses de primavera a precipitação fique abaixo da média climatológica, com precipitações distribuídas de forma irregular. Essas irregularidades devem se tornar mais evidentes em direção ao final da primavera”, explica.

Os primeiros dias da nova estação devem apresentar uma amplitude térmica (diferença entre os valores de temperatura máximos e mínimos diários), mas que gradativamente tendem a diminuir à medida que o verão se aproxima. Assim, no decorrer da estação, dias com temperaturas elevadas, próximas ou acima dos 30ºC se tornam frequentes.

A meteorologista também ressalta que nesse período é comum o aumento de temporais com ventania, raios e granizo no Rio Grande do Sul. “Em algumas vezes poderemos ter acumulados significativos de chuva em curto espaço de tempo”, complementa. No entanto, a partir de novembro, começam a acontecer apenas as tradicionais ‘chuvas de verão’.

Jardins floridos

Muito mais que a mudança nas temperaturas, a primavera é também um momento de renovar os jardins. De acordo com a vendedora da Casa das Mudas de Flores, Luciana de Fátima Germany, é nessa época do ano que as vendas aquecem, assim como a procura por plantas que darão ainda mais vida e colorido aos pátios. “As pessoas ficam mais animadas com a chegada da estação”, observa. Trabalhando há 20 anos com flores, ela garante que a primavera é a sua estação preferida. Entre as mudas mais vendidas nesse período está a cravina, tagete, petunia, alegria de jardim, gazania e para o verão é a torenia, crista de galo e onze-horas.

Efeito cebola

Como a primavera é uma estação de transição, se prepare para o ‘efeito cebola’. Vista-se de forma que você possa tirar casacos e blusas mais pesados conforme a temperatura vai se elevando ao longo do dia.

Equinócio da primavera

Hoje, quando o inverno termina e a primavera começa, o sol emitirá a mesma quantidade de energia que os dois hemisférios, sobretudo nas regiões próximos à linha do Equador. Desta forma, dia e noite terão a mesma duração – 12 horas de dia e 12 horas de noite.

Cuidados com a saúde durante a primavera

As crises de alergia são comuns na primavera, principalmente as respiratórios, devido à polinização das flores e às oscilações de temperatura. A meteorologista do NIH dá dicas para amenizar o desconforto da estação:

  • Lavar edredons e cobertores;
  • Evitar tapetes em casa;
  • Limpar o chão e os móveis com pano úmido ou vaporizadores;
  • Não colocar plantas naturais nos quartos;
  • Usar óculos escuros.

Previsão do tempo para a terça-feira

A previsão para a terça-feira, 22, é de mais um dia com atuação do sol na região. De acordo com a previsão do NIH, o tempo segue firme com possibilidade de nevoeiro nas primeiras horas do dia. Ainda faz frio pela manhã, mas a tarde deverá ter temperatura agradável. A mínima prevista para hoje é de 7ºC e a máxima de 23ºC.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome