Primeiro parklet começa a ser instalado nesta semana em Venâncio

-

Está prevista para iniciar nesta semana a instalação do primeiro parklet de Venâncio Aires. A estrutura em madeira será colocada em frente ao Museu e do Centro de Atendimento ao Turista (CAT), na rua Osvaldo Aranha. É mais uma mudança para a principal rua do município, já que o Calçadão também passa por obras de revitalização.

Segundo a assessora da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Cleiva Heck, “todo o material já está em casa” para o início da instalação, que estava prevista para ser feita em julho. Ontem, o Departamento de Trânsito isolou o local para fazer a troca do estacionamento de motos existente. Cleiva também ressalta que estava realizando os últimos ajustes com a equipe da parte elétrica para o início dos trabalhos. “Nossa previsão de início é amanhã [hoje] ou quarta-feira, isso porque dependemos desses detalhes”, diz.

A primeira estrutura, prevista para ser concluída em duas semanas, é formada por um conjunto de 30 paletes doados pela empresa venâncio-airense Haas Paletes, e terá 39,70 metros quadrados, sendo que destes 18,80 metros quadrados são destinados para a circulação do público. Cleiva explica que o trabalho de montagem será feito por um grupo de voluntários e um servidor da Prefeitura. Assim como o serviço de arborização e decoração do local, que será executado por voluntários do Museu, CAT e Café do Museu. “Muitas mãos vão fazer parte também dessa etapa final”, complementa.

Valorização do espaço

Logo após o anúncio da instalação do primeiro parklet, a assessora garante que alguns empresários demonstraram interesse na instalação da estrutura, que é uma extensão da calçada. “Muitos estão aguardando a finalização do primeiro para ver como vai ficar”, ressalta. A solicitação para a colocação do primeiro, em frente ao edifício Storck, é uma forma de valorização do Centro de Atendimento ao Turista e do prédio tombado como patrimônio municipal em 2001 e tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado (Iphae) em 2012. O projeto do parklet foi doado pela arquiteta e urbanista Simone Becker Rech.

Estrutura do parklet

  • Serão 30 paletes fixados entre si e nivelados sobre a pavimentação asfáltica.
  • A estrutura possui 39,70 metros quadrados. Destes, 18,80 metros quadrados destinam-se à circulação.
  •  O parklet possui 12 bancos, duas mesas, oito floreiras, duas lixeiras, além de entradas USB, que serão instaladas e servirão, exemplo, para o carregamento de celulares.
  • O modelo contará com iluminação interna decorativa, que proporcionará um belo ambiente.

Como funciona

• Os empresários interessados em instalar um parklet devem protocolar um pedido junto à Prefeitura. A partir desse interesse, a solicitação será analisada por uma comissão de avaliação, responsável por verificar a possibilidade de instalação no local e o impacto que causará na rua. Se aprovada a instalação, os custos são de responsabilidade do solicitante.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes