Região se mobiliza para amenizar prejuízos causados pelas palometas

-

As palometas continuam sendo protagonistas no Rio Jacuí. Desde março, pescadores da região de Vale Verde registram o aparecimento da também conhecida ‘piranha vermelha‘, que é comum na região da Fronteira. Além de morderem as pessoas, as palometas também comem os outros peixes e, por isso, os pescadores estão sendo afetados na renda mensal.

O Sindicato dos Pescadores de São Jerônimo, Triunfo, Charqueadas, General Câmara e Taquari está em busca de solução para os trabalhadores que sobrevivem da pesca. O auxílio é uma das formas e, para isso, o grupo aguarda uma audiência com o ministro da Cidadania, João Roma, que discutirá a possibilidade do pagamento mensal.

Para a associação, o ideal seria um salário mínimo por mês, até a situação voltar ao normal. Em General Câmara, o prefeito Helton Barreto afirma que se o benefício não for confirmado, a Prefeitura irá pagar R$ 500 durante três meses para quem provar que depende da renda de pesca. “As ações dos municípios são em conjunto com a associação, todos queremos esse auxílio, precisamos ajudar nossos pescadores”, frisa o presidente da associação, Paulo Joel Ferraz de Souza.

PALOMETAS

As palometas são carnívoras e, por isso, atacam pescadores quando sentem que há sangue por perto. Além disso, elas comem outros peixes. O dourado, que seria predador das piranhas, conforme relato dos pescadores, está raro de pescar no Rio Jacuí nos últimos anos.

Audiência será hoje

  • A invasão das palometas no Rio Jacuí, em outros rios de água doce e suas consequências que ameaçam o ecossistema e a atividade econômica pesqueira serão os temas da audiência pública estadual, hoje.
  • O evento foi aprovado pela Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Adolfo Brito (Progressistas). Serão discutidas ações que poderão auxiliar a amenizar o número das piranhas nos rios e como isso prejudica a região.

O sindicato abrange mais município da região: São Jerônimo, Triunfo, Charqueadas, Vale Verde, Taquari, General Câmara, Montenegro, Venâncio Aires, Passo do Sobrado, Santa Cruz do Sul, Vera Cruz, Arroio dos Ratos e Butiá.

 

Aumento de palometas no rio Jacuí preocupa moradores

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes