Sandra Wagner, Vilce Leão, Diego Kieffer e Sérgio Reis compõem a nova diretoria da Regional Sindical ( Foto - Divulgação)

Regional Sindical realiza ações devido a estiagem

Na terça-feira, 7, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) de Venâncio Aires, Cláudio Fengler, participou da reunião mensal da Regional Sindical do Vale do Rio Pardo e Baixo Jacuí, em Vera Cruz. Durante a reunião os dirigentes sindicais elaboraram um oficio, que foi encaminhado para a Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag), reforçando a necessidade de fortalecer a luta em defesa da agricultura familiar, frente ao grave problema de estiagem que ocorre neste momento em todo o Rio Grande do Sul e, principalmente, na área de atuação da Regional Sindical do Vale do Rio Pardo e Baixo Jacuí.

Fengler salienta que no oficio está evidenciada a urgência em pautar o Governo Federal para assim disponibilizar o crédito emergencial para investimento em abastecimento hídrico nos moldes do disponibilizado no ano de 2012 para os agricultores familiares atingidos pela falta de chuva neste período, bem como, liberar aos mesmos o ´Bolsa Estiagem`, como ocorrido em 2004/05 e 2012.

Ao Governo do Estado está sendo pautada a reedição do Decreto número 36.459/96 que instituiu o Programa Emergencial de Crédito de Manutenção e Apoio à Pequenos Produtores Rurais, disponibilizando apoio momentâneo para a garantia de renda aos agricultores familiares que perderam suas produções com a atual situação climática, bem como, a isenção do pagamento da semente de milho do Programa Troca-troca (safra e safrinha). “A justificativa desta proposição ancora-se na necessidade de buscarmos alternativas aos agricultores familiares que estão perdendo sua produção agropecuária com a atual situação climática”, frisa.

Foi anexado ao ofício que foi encaminhado para a Fetag, cópias dos decretos publicados pelos municípios que compõem a Regional Sindical, entre eles, Venâncio Aires, Mato Leitão, Passo do Sobrado, Santa Cruz do Sul, Pantano Grande, Sinimbu e Vera Cruz. Fengler destaca a importância dessa ação, que visa uma aproximação com os governos para assim buscar uma ajuda para os agricultores que foram duramente prejudicados pelo tempo, primeiramente com o excesso de chuvas e, agora, com a falta da mesma, que está inclusive se agravando a cada dia mais, nas culturas de verão, causando enormes prejuízos aos agricultores.


“Mesmo tendo o seguro de Proagro e Proagro Mais, não conseguirão garantir sua subsistência em função dos problemas que estão ocorrendo.”

CLÁUDIO FENGLER – Presidente do STR de Venâncio Aires


NOVA COORDENAÇÃO

Ainda durante a primeira reunião mensal de 2020, foi eleita e empossada a nova diretoria da Regional Sindical do Vale do Rio Pardo e Baixo Jacuí para o biênio 2020/22. Também foram definidos os coordenadores das comissões de Jovens, Mulheres e Aposentados Rurais.

Coordenação da Regional Sindical

Nome – Sindicato – Cargo

Diego Kieffer Moreira – Cachoeira do Sul – Coordenador

Sandra Helena Wagner – Venâncio Aires – Vice-coordenadora

Sérgio Reis – Santa Cruz do Sul – Tesoureiro

Vilce Leão Nunes – Pantano Grande – Secretária

Comissões

Cristian Wagner – Vera Cruz – Jovens Rurais

Salete Faber – Santa Cruz do Sul – Mulheres

Iraci Paulus – Santa Cruz do Sul – Aposentados Rurais

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome