Rotary Venâncio presta homenagem à pátria e instituições locais

-

O Rotary Club Venâncio Aires aproveitou a última reunião antes do feriado de 7 de setembro, para homenagear a pátria. Reunidos na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) na quinta-feira, 3, respeitando o distanciamento social, rotarianos também prestaram homenagens ao Esporte Clube Guarani, pelos 91 anos de fundação, e à Escola Estadual de Ensino Médio Crescer, que completou 25 anos.

A entrada do pavilhão nacional foi o diferencial do encontro semanal. O presidente do clube de serviço, João Moacir Laufer Ferreira, enalteceu o sentimento patriota ao lembrar Marcílio Dias, marinheiro da Armada Imperial Brasileira, considerado herói da Batalha Naval do Riachuelo, durante a Guerra da Tríplice Aliança, em 1865. Ele morreu em combate, defendendo a bandeira do Brasil.

Entre os convidados da noite, o presidente do Guarani, Sérgio Batista, recebeu certificado de honra ao mérito pelo aniversário da entidade, fundada em 3 de setembro de 1929. Além dele, a diretora da Escola Crescer, Susana Marinesa da Rosa, acompanhada da professora Claudete Arenhard, também recebeu a maior distinção oferecida pelo Rotary Venâncio Aires. Construído pelo Governo Federal no bairro Coronel Brito, o então Centro de Atenção à Criança e Adolescente de Venâncio Aires (Caic) foi inaugurado em 1995, tendo como diretor o rotariano João Moacir Ferreira. Ele, inclusive, lembrou das dificuldades enfrentadas na época, como a falta de material, móveis e equipamento, a carência de grande parte das famílias e o tráfico de drogas, que por um tempo impediu a abertura dos portões. Por outro lado, observou que o apoio da comunidade foi importante para superar os problemas e tornar a Crescer numa das melhores escolas do Município.

Presidente do Guarani, Sérgio Batisti, receber o certificado de honra ao mérito pelo aniversário da entidade do presidente do Rotary João Moacir Laufer Ferreira (Foto: Divulgação)

Susana lamentou que a pandemia do Covid-19 tenha impedido a comunidade escolar de comemorar os 25 anos do educandário. O ponto alto da programação, segundo ela, seria o Baile de Debutantes. Mas, garantiu que será realizado no ano que vem. A diretora também destacou o trabalho da equipe – professores e funcionários –, dos pais e o apoio da comunidade venâncio-airense, citando o clube de serviço. “Agente faz com amor e o Rotary é nosso parceiro.”

Sócio honorário

A reunião semanal do Rotary Club Venâncio Aires também foi acompanhada pelo presidente do Rotary Club Santa Cruz do Sul. Paulo Adalberto Tavares distinguiu seu colega João Moacir Ferreira com o título de sócio honorário, por relevantes serviços prestados aos clubes de serviços do município vizinho. Ele aproveitou para anunciar a destinação de R$ 170 mil à UTI Neo Natal do Hospital Santa Cruz, destinados pela Fundação Rotária.

Ainda, participaram da reunião o governador da gestão 2019/2020, Joseph Michel Fayad; o futuro governador Tabajara Ramalho de Andrade (gestão 2021/2022); o presidente do Clube Satélite Novas Gerações, Fábio Wille, e Adriano Fagundes, representando o governador assistente Eldo Stertz e o Rotary Club Venâncio Aires Chimarrão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes