Apesar de tímido, sol apareceu durante a manhã e a tarde desta sexta-feira (Foto: Taís Fortes/Folha do Mate)

Depois de praticamente uma semana de chuva, com exceção desta sexta-feira, 18, as previsões do Núcleo de Informações Hidrometeorológicas (NIH) da Univates, apontam que o tempo neste final de semana será intercalado por instabilidade e tempo bom com aberturas de sol.

Nas primeiras horas deste sábado, 19, conforme as previsões do NIH, ainda pode ocorrer alguma chuva isolada e passageira. O volume previsto é de dois milímetros. O dia ainda apresenta períodos com muitas nuvens, mas no decorrer do período, o sol aparece intercalado por nuvens. Ao amanhecer as temperaturas ficam amenas. Já a tarde, será bem agradável. Mínima deve ficar na saca dos 15ºC e máxima dos 23ºC.

No domingo, 20, o dia começa com nebulosidade variável, mas, no decorrer do período, o sol aparece alternado por alguns períodos com maior quantidade de nuvens e não há previsão de chuva. A sensação será de frio ao amanhecer, a mínima prevista é de 13ºC. Entretanto, durante a tarde, as temperaturas se elevam e podem chegar aos 21ºC.

Caso as previsões do NIH se confirmem, na segunda-feira, 21, o dia será nublado com pancadas de chuva. Para a terça-feira, 22, a previsão é de dia de sol com pequena possibilidade de chuva. E, entre a quarta-feira, 23, e a quinta-feira, 24, a previsão é de sol com nebulosidade variada e com poucas nuvens.

Embora o sol durante o dia tenha marcado presença de forma não muito forte, muitas pessoas aproveitaram a trégua na chuva para lavar a roupa, cena que deverá se repetir neste sábado, se não chover.

A volta do sol também animou os produtores rurais, especialmente os fumicultores, que aproveitaram o tempo firme para colher o tabaco, que já estava começando a ficar comprometido na lavoura. Ou seja, as folhas baixeiras estavam começando a apodrecer e estavam sendo infestadas pela pinta denominada de ´olho-de-boi`, que prejudica o desenvolvimento e a qualidade das folhas.

Os fumicultores torcem para que o tempo bom perdure por diversos dias, pois isto vai favorecer no crescimento do tabaco e permitir realizar as práticas inerentes, como a capação da flor e a aplicação do antibrotante nas lavouras plantadas e aplicação das adubações de reforço nas lavouras plantadas mais tarde.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome