Semana Farroupilha encerra e CTG Querência da Mata já projeta rodeio em Mato Leitão

-

Mais uma programação da Semana Farroupilha chegou ao fim. Em Mato Leitão, o término das atividades em homenagem ao Dia do Gaúcho ocorreu na segunda-feira, 20, feriado estadual. Pela manhã, sócios do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Querência da Mata realizaram uma cavalgada de 15 quilômetros por comunidades do interior e pelo Centro do município com a centelha da Chama Crioula.

Depois, foi realizado um almoço no Parque Municipal das Orquídeas, em Vila Santo Antônio, onde está sendo construída a sede da entidade. Durante a tarde, ocorreram diversas atividades, como torneio de bodoque, apresentação da dança do ‘Pezinho’ com alunos do 1° ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Ireno Bohn, treino de laço e ato cívico com extinção da Chama Crioula.

“Em virtude da atual situação, tivemos atividades resumidas na quantidade, mas com excelente qualidade. Fica a sensação de estarmos no caminho certo e a ideia de que o tradicionalismo em Mato Leitão só tem a crescer”, avalia o patrão do CTG Querência da Mata, Renato Dameda. Ele ainda ressalta a importância da participação das famílias e das crianças durante os festejos farroupilhas deste ano.

“Um agradecimento de toda a patronagem e dos sócios do CTG àqueles que participaram da Semana Farroupilha”, destaca. Além da programação de encerramento, a entidade tradicionalista promoveu outras atividades ao longo deste mês. No início de setembro, cavalarianos realizaram uma cavalgada de 145 quilômetros para buscar a centelha da Chama Crioula no Cristo Protetor, em Encantado, e foram recepcionados no Parque Municipal das Orquídeas.

Alunos do 1º da Emef Ireno Bohn se apresentaram no encerramento da Semana Farroupilha (Foto: Divulgação)

Além disso, os tradicionalistas visitaram as quatro escolas de Mato Leitão para realizar atividades com os estudantes, que preparam apresentações alusivas à cultura gaúcha. No último domingo, 19, também foram realizadas diversas ações no parque de eventos, com apresentação da jovem Camilly Marques acompanhada do pai Elemar Marques.

“A Semana Farroupilha 2021 foi carregada de fortes emoções, fé e exemplos da tradição gaúcha. Foi lindo ver a participação e apresentação das crianças, ver o esforço dos pais, que levaram seus filhos pilchados para o colégio no dia que a Chama Crioula chegou ali. Também foi lindo ver famílias inteiras participando das atividades junto ao Parque Municipal das Orquídeas.”

RENATO DAMEDA – Patrão do CTG Querência da Mata

Rodeio

Com o encerramento da Semana Farroupilha, os integrantes do CTG Querência da Mata intensificam a preparação de mais uma edição do rodeio promovido pela entidade, que será o próximo evento do grupo. A previsão é que a atividade ocorra nos dias 4 e 5 de dezembro.

“Vamos fazer um rodeio de dois dias, em um formato diferente, um pouco reduzido em relação aos outros anos, por ser uma adaptação pós-pandemia”, explica Dameda. De acordo com ele, uma das alterações previstas é que em vez de equipes com cinco laçadores, serão feitos quartetos. Além disso, algumas disputas que normalmente aconteceriam em um rodeio de três dias, não serão realizadas.

“É o nosso próximo evento, que já iniciamos o planejamento. Já temos contratações, como de gado, narrador e julgador encaminhadas. Isso tudo precisa ser feito com um bom tempo de antecedência”, comenta o patrão do CTG Querência da Mata. O que a entidade ainda aguarda uma definição é sobre a liberação de acesso do público no Parque Municipal das Orquídeas durante o fim de sema a do rodeio. Isso depende do avanço da pandemia de Covid-19 e dos protocolos sanitários que estarão vigentes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes