Sugestões para não errar na escolha do presente

-

O Natal é um convite para renovar os laços de amizade e demonstrar a gratidão e o carinho pelas pessoas amadas. Seja através de uma singela lembrança ou de um presente de valor agregado, o gesto de entregar algo a outra pessoa simboliza gentileza e um olhar diferente. Esse gesto se torna ainda mais especial depois de um período conturbado, em decorrência da pandemia de Covid-19.

Para auxiliar os leitores na escolha dos presentes deste Natal e valorizar as opções do comércio local, a Folha do Mate apresenta dicas dos principais produtos procurados nesta época e itens variados, para contemplar desde os filhos e afilhados até os pais, avós, namorados ou colegas de trabalho, no tradicional amigo-secreto.

Horário especial de Natal

• Sábado, 18: lojas abertas até as 17h

• Domingo, 19: lojas abertas das 16h às 21h

• De segunda a quinta-feira, 20 a 23 de dezembro: lojas abertas até as 21h

• Sexta-feira, 24: lojas abertas até as 17h

Perfumes e cosméticos

Escolher o presente de Natal é sempre uma dúvida. Afinal, cada pessoa tem as suas preferências. Mas, apostar nos cosméticos ou na linha de perfumaria é uma opção que não tem erro. O Boticário possui várias sugestões de lembranças e presentes para a data comemorativa.

Nos kits de Natal, que foram pensados para esta data comemorativa, estão inclusos perfumes, hidratantes, desodorantes e cremes pós-barba. Já para aqueles que buscam opções mais acessíveis, para presentear o amigo secreto, a perfumaria conta com kits personalizados para creme das mãos, hidratante corporal e Body Splash (uma colônia pós-banho). De acordo com a consultora de vendas Thais Queiroz, os kits com sabonete líquido e hidratantes corporais são os mais procurados. “Nesta linha também podem ser incluídos creme para as mãos ou óleos corporais, de acordo com a preferência”, sugere.

Na linha de maquiagem, os batons, máscara para cílios e sombra são os itens mais vendidos. A perfumaria também é o carro-chefe da empresa. Neste caso, para não errar na escolha, Thais indica os perfumes mais suaves. “O Floratta Blue, Glamour Just Shine e a Lily (colônia) são ótimas sugestões na linha feminina. Já o Zaad, o Men Classic, o Styletto Elengance e Quasar são excelentes apostas para os homens”, orienta a consultora de vendas.

Kits foram elaborados especialmente para a data comemorativa. (Foto: Taiane Kussler/Folha do Mate)

Roupas e calçados

Homens e mulheres gostam de ser presenteados com roupas, calçados e acessórios. Com a mudança de estação e a chegada do novo ano, as peças são uma ótima opção para renovar a autoestima e o guarda-roupa. Porém, não é uma tarefa muito fácil porque é preciso saber quais são as preferências e estilos de quem vai ser surpreendido com o presente. Para acertar na escolha, a designer de moda Luana Sehn orienta para apostar nas peças básicas, que são indispensáveis e coringas na hora de montar looks. “Blusas lisas e básicas, camisetas ou camisas e jeans são sempre bem-vindos, pois adequam a vários estilos e momentos, assim como a alfaiataria, que é atemporal e versátil, perfeita para inúmeras combinações”, indica. Ela complementa que, tanto no feminino quanto nos looks masculinos, uma camisa social diferenciada pode ser uma ótima opção para investir sem medo de errar.
Segundo ela, a dica para os calçados é escolher algo prático e que faça o estilo de quem irá presentear. “Geralmente, sandálias baixas femininas, tênis ou sapatos são os mais queridinhos e adaptáveis aos looks”, reforça a designer de moda.

Acessórios

Já se você pensou em presentear com acessórios, Luana aposta naqueles que são essenciais no dia a dia, como brincos, pulseiras, colares finos e delicados ou em relógios e óculos de sol. “Outra opção para nossa listinha são as bolsas, os lenços estampados para o verão, carteiras e cintos. Itens que todo mundo ama receber como presente”, indica Luana.

Jeans e blusas de modelos e cores mais básicas são sugestões para não errar no presente. (Foto: Divulgação)

Bicicletas e acessórios

No Natal, é comum presentear as crianças com a primeira bicicleta. De acordo com o sócio-proprietário da Arly Bikes, Francisco Luiz Schmitz, há aproximadamente 10 anos, as famílias já ligavam para a loja para reservar uma bicicleta, que era retirada próximo da data, para ser entregue no Natal. Com o passar dos anos, o desejo de ganhar uma bicicleta foi substituído pelo celular, para muitas crianças. Mas, segundo ele, mesmo assim, nunca se perdeu a tradição. “Nesta época do ano, a procura pelas bicicletas aumenta, principalmente para presentear as crianças. Porém, as pessoas deixam para comprar na última hora, diferente de anos atrás”, observa o empresário.

Além disso, ele percebe que não é somente no Natal que a bicicleta é considerada uma sugestão de presente. “Antigamente, as pessoas presenteavam nesta época do ano. Hoje em dia a bicicleta também é uma opção para o Dia das Crianças e no aniversário, por exemplo”, afirma Schmitz.

De acordo com o empresário, as bicicletas infantis são as mais vendidas nesta época do ano, principalmente aros 16 e 20. Quanto às cores e aos tamanhos, não há como prever quais serão as mais vendidas, tudo vai depender da preferência dos clientes. “Geralmente, a partir dos 2 aninhos, as crianças ganham a primeira bike”, destaca o empresário.

Além das bicicletas, as pessoas também buscam acessórios de proteção (joelheira e cotoveleira), capacete, luvas, garrafinha para água e luzinhas para a bicicleta das crianças.

Bicicletas infantis, aro 16 e 20, são as mais procuradas, nesta época do ano. (Foto: Taiane Kussler/Folha do Mate)

Móveis e eletrodomésticos

Nesta época do ano, a dica é mudar os móveis ou a decoração de casa para renovar os ambientes e dar início a um novo ciclo. Uma alternativa de presente de Natal, que é sempre bem-vinda. Quem busca opções mais acessíveis pode apostar nos eletrodomésticos e utensílios para casa.

De acordo com a empresária Roberta Fischer, nos últimos 3 anos, as escolhas de presentes de Natal têm variado muito. “Anteriormente, a procura maior sempre era por eletrônicos, celulares e notebook. Hoje em dia, nossos clientes estão valorizando muito mais o conforto da casa, a praticidade e tudo que possa melhorar o dia a dia”, observa a proprietária da Eletro Armin.

Ela argumenta que as pessoas estão investindo na saúde e na qualidade de vida. Neste ano, por exemplo, a linha de colchões e box está entre as mais procuradas.
Além disso, ela destaca que as bicicletas voltaram a ser a grande pedida para as crianças e adultos. “As pessoas voltaram a valorizar a prática de esportes e as atividades com as crianças ao ar livre”, afirma.

Na linha de utensílios para casa e eletrodomésticos, Roberta indica como sugestão de presente de Natal as fritadeiras sem óleo – Air Fryer. Uma escolha prática, e que acima de tudo, é utilizada no preparo de pratos saudáveis e saborosos.

Air Fryer é uma sugestão de presente que traz praticidade na cozinha. (Foto: Taiane Kussler/Folha do Mate)

Fotos em família

Um ensaio fotográfico pode ser a opção para reunir a família, se divertir e criar memórias especiais.

“Fotografias são afetivas e proporcionam instantes de alegrias e recordações. E o ensaio de Natal é exatamente assim: traz consigo a magia para as crianças, que ficam encantadas e costumam aproveitar muito cada momento, e alegria para os adultos, afinal, é um ensaio para a família toda e com certeza um dos momentos mais lindos que pode ser criado nessa época tão alegre do ano”, comenta a fotógrafa Bruna Dullius.

Ela observa que presentear alguém com um ensaio ou algumas fotos é uma opção para fugir do tradicional. “Presentear alguém com fotografia é uma forma de carinho extremamente especial. Muitas famílias não têm o hábito de fazer registros fotográficos, então certamente é algo que surpreende e proporciona recordações que serão para a vida”, ressalta.

Ensaio fotográfico é um momento de alegria e descontração para a família. (Foto: Bruna Dullius/Divulgação)

Outras opções

• Jogos e brinquedos

• Bebidas, chocolates e cestas de Natal

• Livros
• Viagens

• Itens de praia, como cadeira de praia, guarda-sol e caixa térmica

LEIA MAIS:

notícias variedades Folha do Mate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes