Telemática: a aliada no rastreio de frotas

-

Para as empresas de frotas de veículos é essencial ter informações atualizadas sobre cada carro e motorista. A fim de auxiliar nesta situação, a tecnologia se torna a maior aliada.

Unindo telecomunicações e informática, chegamos ao conceito de telemática. A telemática se resume em uma forma de obter informações por meio de algum sistema de telecomunicações, armazenando esses dados com os recursos da informática. A forma mais eficiente de utilizar a telemática em frotas de veículos é com o rastreamento GPS. As informações são obtidas por satélite e enviadas a uma rede de computadores da empresa de frotas. A quantidade de dados disponíveis é vasta, auxiliando no monitoramento dos veículos, bem como na segurança e produtividade.

Com o rastreamento de frota é possível não apenas saber onde está cada veículo em tempo real, mas também a rota percorrida, a velocidade média utilizada pelo motorista e saber caso ele tenha excedido o limite da via, agendar revisões periódicas nos carros de acordo com a quilometragem, avaliar os gastos com combustível e estabelecer rotas mais econômicas, entre outros. Dessa forma, as informações obtidas garantem mais segurança, evitando, por exemplo, gastos extras devido a peças que não foram trocadas na quilometragem adequada, gerando outros problemas no veículo, encarecendo a manutenção do mesmo. O monitoramento da frota também evita situações em que o motorista se desvie da rota ou a inatividade excessiva (longos períodos em que o carro fica parado), afetando a produtividade e eficiência.

Para realizar o rastreamento GPS, é preciso utilizar um software na rede de computadores da empresa e um equipamento nos veículos. A dica de software fica com a GPSWOX, que funciona em praticamente todos os dispositivos de rastreamento e smartphones. O programa tem suporte para mais de 30 idiomas e é de fácil configuração.

A empresa www.trackingfox.com possui um equipamento discreto e moderno. Além de compacto, é de fácil instalação, se encaixando perfeitamente na entrada OBD localizada abaixo do volante. Você levará cerca de um minuto para fazer com que o veículo esteja pronto para ser rastreado. Apesar do tamanho, o equipamento conta com antena GPS e GSM de alta sensibilidade. Ele registra mudanças na forma de dirigir, como aumento da velocidade acima da permitida pela via e aceleração rápida. Você também será notificado se o equipamento for retirado do veículo, bem como terá alertas antifurto. A modernidade na tecnologia do TrackingFOX o difere de outros equipamentos por permitir uma infinidade de recursos de rastreamento, enquanto os demais são mais limitados. Uma vantagem é a de que ele pode ser instalado em veículos produzidos desde 1996 e possui garantia de 2 anos.

Depois de conhecer um pouco mais sobre telemática e sua importância para empresas de frotas de veículos, é fácil entender como o recurso de rastreio garante mais segurança e economia. O monitoramento é benéfico para a frota, a empresa e os motoristas. E a tecnologia unindo telecomunicações e informática permite ainda o aumento da produtividade, tornando o serviço de sua empresa mais eficiente.

LEIA MAIS:

notícias variedades Folha do Mate

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes