Ontem, termômetros chegaram a marcar 37°C (Foto: Alvaro Pegoraro)

Não há quem não tenha percebido a umidade dos últimos dias. Sem contar, as altas temperaturas. Ontem, os termômetros chegaram a marcar 37°C. Todos esses fatores, conforme o Núcleo de Informações Hidrometeorológicas (NIH) da Universidade do Vale do Taquari (Univates), são consequências de uma forte massa de ar quente que atua sobre o Sul do país e está bloqueando o avanço de uma frente quente. Frente essa que é conhecida por ser uma linha de instabilidade que provoca chuvas intensas por onde passa.

É no mês de setembro que ocorre a passagem do inverno para a primavera, fator que provoca essas alterações nas condições do tempo. “Em um dia podemos ter temperaturas de um dígito e em outros marcas escaldantes”, explica. Hoje, por exemplo, o sol aparece acompanhado de nuvens na região. Porém, não se descarta a possibilidade de chuva em pontos isolados. Não se afasta, inclusive, a chance de temporais localizados. Nesta terça-feira, as temperaturas sobem menos. A mínima deve ser de 16°C e a máxima de 24°C. Está previsto quatro milímetros de chuva.

Amanhã a frente quente rompe o bloqueio atmosférico (causado pelo ingresso de ar quente) e avança gradualmente sobre o Estado, como frente fria. Devido a isso, o sol até pode aparecer, mas ao logo do dia, a nebulosidade se intensifica e as condições ficam favoráveis para chuva. “Há risco de pancadas ocasionalmente fortes e temporais isolados. As temperaturas ficam amenas a bem agradáveis”, complementa. A mínima é de 14°C e a máxima de 23°C. Possibilidade de oito milímetros de chuva. Na quinta-feira, 12, as temperaturas não devem passar dos 20°C, isso porque uma frente fria estará atuando sobre o território gaúcho e garante um dia com nebulosidade e pancadas de chuva.

PRIMAVERA VEM AÍ 

Inicia no dia 23 de setembro a Primavera. Segundo o NIH, o calor dos últimos dias não tem nenhuma relação com a chegada da primavera, pois a atmosfera já se comporta com as características da próxima estação. “É comum as estações do ano não respeitarem a data determinada nos calendários”, pontua. Isso não indica que os dias frios acabaram, mas que como é um momento de transição, podem ocorrer dias com características de inverno e outras de verão.

EVITE A UMIDADE 

Podemos evitar de abrir a casa, por um longo período, e passar panos secos nos chão e piso.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome