O estudante Matias Schimuneck, acadêmico de Ciência da Computação na Unisc, está desenvolvendo um aplicativo que deve ajudar os usuários de redes de internet sem fio a avaliarem as conexões e encontrarem as redes que mais satisfazem os usuários.

O projeto é chamado CoLisEU, que significa Coleta e Análise de Experiência de Usuários, e está sendo trabalhado por Matias na Unisc com ajuda do professor Cristiano Bonato Both e com auxílio de alunos da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

“O aplicativo é a princípio para dispositivos Android, mas vamos ampliá-lo para iOS e notebooks em breve. Ele funciona como um avaliador de redes, pois percebemos que muitas vezes o sinal da conexão é forte, mas a velocidade não, e isso engana os usuários. Com o CoLisEU os utilizadores poderão fazer avaliações nas redes que utilizarem baseados na sua experiência pessoal. Claro que o aplicativo também mede a velocidade da rede e o tráfego, para que mesmo que alguém vote negativamente a avaliação ainda seja balanceada”, explica Matias.

No momento o aplicativo pode ser baixado através da PlayStore em dispositivos móveis Android. A versão beta, em teste, pode ser adquirida neste endereço.

A matéria completa sai na edição de sexta feira da Folha do Mate.