Foto: Divulgação / .Residência do casal Hiltor e Anilse Mohr foi umas das casas atingidas pelo vendaval
Residência do casal Hiltor e Anilse Mohr foi umas das casas atingidas pelo vendaval

Cidades da região dos Vales do Rio Pardo e Taquari estão entre as mais afetadas pelo vendaval que atingiu o estado na tarde de hoje. De acordo com a RGE Sul, em sua área de concessão, no pico do vendaval, cerca de 170 mil pontos ficaram sem abastecimento de energia elétrica. Além de Venâncio Aires, ainda foram citadas como bastante afetadas Alegrete, Uruguaiana, Santa Maria, Santa Rosa, São Borja, Frederico Westphalen, Santo Ângelo, Santa Cruz do Sul, Portão, Nova Santa Rita e Montenegro.

A RGE Sul também precisou trocar postes em diferentes pontos do município. Já o Corpo de Bombeiros Militar de Venâncio Aires relatou que apenas uma pessoa esteve no quartel para retirar lona para cobrir para de residência destelhada no bairro União. Trata-se do casal Hiltor e Anilse Mohr. Além disso, pelo menos outros dois registros chegaram a corporação, mas não necessitaram de lonas. Após a ventania, os bombeiros ainda percorreram alguns pontos da cidades, mas não identificaram problemas mais graves de destelhamentos.

A SEMANA

De acordo com o Núcleo de Informações Hidrometeorológicas da Universidade do Vale do Rio Taquari (Univates), de Lajeado, áreas de instabilidade seguirão atuando sobre a região até, pelo menos, domingo, 13. Para amanhã está prevista a presença de massa de ar quente e úmido. Desta forma, muitas nuvens cobrem a região e pode chover a qualquer momento. Mais uma vez, não se descartam pancadas ocasionalmente fortes e temporais isolados. As temperaturas não se elevam tanto quanto ontem, mas a sensação pode ser de desconforto. A mínima prevista é de 24º e a máxima de 30º.

Na quarta-feira volta a ficar mais quente. A máxima deve chegar a 34 ºC. Ocorrem períodos com a presença do sol, e outros de maior nebulosidade, com condições para chuva. Persiste a chance de temporais, novamente, bem localizados. As temperaturas voltam a se elevar e a tarde será de calor. A situação até domingo deve ser a mesma: sol com nebulosidade variável e chance de chuva.