O Governo do Estado encaminhou dez proposições para a Assembleia Legislativa sobre a terceira etapa do Ajuste Fiscal. As ações têm por objetivo reverter a crise estrututal e financeira que abala o Rio Grande do Sul, de acordo com informação da assessoria de imprensa do Governo Estadual, de acordo com informações do Governo Estadual.
Conforme Sartori, a terceira fase do ajuste traz a proposta de criação da previdência complementar para os futuros servidores estaduais e segue o modelo do Governo Federal. Os projetos também avançam na reestruturação da máquina pública. Depois de ter reduzido o número de secretarias, o governo propõe uma revisão na administração indireta, com a exclusão de fundações que terão as atribuições transferidas para secretarias afins, segundo foi informado pela assessoria.

No caso da Fundação Estadual de Produção e Pesquisa em Saúde (Fepps), as atividades deverão ficar sob a coordenação da Secretaria da Saúde, sem prejuízos aos serviços. A Fundação Zoobotânica fica sob responsabilidade da Secretaria do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Já a Fundação de Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul (Fundergs) terá os serviços absorvidos pela Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer. Os projetos serão apreciados pelos deputados da assembleia legislativa.