Testes Covid-19
Foto: Alvaro Pegoraro/Folha do Mate

Desde que o primeiro caso de coronavírus foi confirmado em Venâncio Aires, no dia 13 de abril, 15 semanas já se passaram e, neste domingo, 2 de julho, será concluída a 16ª semana. Na edição do dia 11 de junho, a Folha do Mate apresentou um levantamento que considerou as primeiras 12 semanas de pandemia na Capital Nacional do Chimarrão. Naquela oportunidade, os dados evidenciavam uma estabilização do número de casos confirmados da doença. Três semanas depois, no entanto, a curva da Covid-19 no município sinaliza para um movimento de escalada.

No levantamento anterior, a sexta semana, entre os dias 18 e 24 de maio, foi a que registrou o maior número de casos: 49 no total, com destaque para 34 positivações de venâncio-airenses funcionários de frigoríficos da cidade vizinha de Lajeado. E a 12ª semana, a última considerada na oportunidade, entre os dias 29 de junho e 5 de julho, havia fechado com 23 casos confirmados de coronavírus. De lá para cá, tivemos 22 confirmações na 13ª semana (6 a 12 de julho), 21 casos na 14ª semana (13 a 19 de julho) e 29 casos confirmados na 15ª semana (20 a 26 de julho).

Os 29 casos da 15ª semana, por si só, não seriam tão preocupantes, pois além da sexta semana, que teve 49 positivações, houve outros períodos de sete dias nos quais o número de casos confirmados foi maior: 31 na terceira semana (27 de abril a 3 de maio), 42 na quarta semana (4 a 10 de maio) e 30 na 11ª semana (22 a 28 de junho). Contudo, o que é preciso ressaltar é que a 16ª semana, que só será concluída neste domingo, 2, tinha até esta sexta-feira, 31, um total de 58 pessoas positivadas. Portanto, já se consolida como a de maior número de confirmações desde o início da pandemia. Só na sexta-feira foram 20 pessoas positivadas para a doença.

Testagem em massa

O start da testagem em massa na Capital do Chimarrão, na segunda-feira, 27, deve ser considerado, já que além dos sintomáticos, passaram a ser oferecidos exames para integrantes de grupos de risco e profissionais de saúde. Com isso, é provável que o número de casos confirmados se acentue ainda mais, mas ao mesmo tempo teremos aumento no percentual de pessoas imunes e a possibilidade de isolamento de positivados assintomáticos, que deixarão de circular e transmitir o vírus. No próximo sábado, 8, será realizado o Dia D da testagem e, a partir do dia 10 de agosto, os testes rápidos serão disponibilizados para toda a população.

16ª semana

  • O levantamento elaborado pela reportagem da Folha do Mate tem como ponto de partida o dia 13 de abril, uma segunda-feira. As semanas são completadas sempre aos domingos. Por isso, o total de semanas analisadas é de 15.
  • Dessa forma, a 16ª semana será concluída neste domingo, 2, e, por isso, não foram incluídos na análise (gráfico) os casos confirmados de segunda-feira, 27, até sexta-feira, 31, embora eles já tenham sido disponibilizados pela Vigilância Epidemiológica.
  • De segunda a sexta-feira, foram registrados 58 novos casos da Covid-19 na Capital Nacional do Chimarrão. Faltando os números de sábado e domingo, o município já registra crescimento da curva semanal.

Saiba mais

O número médio de casos de coronavírus registrados por semana, em Venâncio Aires, desde o dia 13 de abril, quando foi confirmado o primeiro caso é 23,7. Em média, no período, são 3,39 casos por dia.

Dos 105 dias (15 semanas) levados em consideração no levantamento, em 26 dias não houve registro de novos casos da doença em Venâncio Aires.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome