Incubadora Tecnológica será inaugurada na sexta

-

A Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) inaugura nesta sexta-feira, 11, a Incubadora Tecnológica de Venâncio Aires. Em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Prefeitura, o local fica no campus da Capital do Chimarrão. É uma sala de coworking (colaborativo), onde as empresas em formação serão atendidas e encaminhadas para o seu melhor desenvolvimento.

A incubadora segue em processo de inscrições para o Programa StartupRS Start. Até o dia 23 de março, interessados podem acessar o site da universidade (www.unisc.br), entrar na aba inovação e depois ir em Itunisc. O empreendedor será direcionado para um formulário do Google, com perguntas básicas e que pedirá para que ele faça uma breve apresentação em vídeo do modelo de negócio. Assim os avaliadores definirão se o modelo encaixa ou não no perfil buscado pela Incubadora Tecnológica.

Segundo o diretor de Inovação e Empreendedorismo da Unisc, Rafael Kirst, a meta é ter cinco startups incubadas neste ano. “No momento temos dois empreendimentos inscritos, mas estamos em um estágio inicial de divulgação. São várias sondagens de outros, é um trabalho que está sendo iniciado em Venâncio Aires, é uma meta audaciosa”, comenta.

O diretor informa que o primeiro evento ocorre em 28 de março. “É a nossa aula inaugural. Em termos de estrutura está tudo concluído, os móveis já chegaram, agora estamos em processo de decoração e realizando a compra de alguns equipamentos para qualificar o espaço. A ideia é que seja multifuncional, um espaço de coworking, para desenvolver as atividades das empresas e também palestras e oficinas para públicos mais abertos”, enfatiza.

No dia 15 de março, às 17h30min, será realizado o workshop presencial ‘Startando uma startup’, que será desenvolvido no espaço coworking. Ao iniciar o processo, serão três meses de atividades com workshops e consultorias que irão auxiliar no decorrer do processo.

Busca por empreendedores

As empresas estão em ‘processo de incubação’ porque ainda precisam de assessoria nas áreas de Direito, Contabilidade e Administração, por exemplo, para mais tarde desenvolverem seus negócios sozinhas. “Estamos buscando uma mobilização no município para sensibilizar os empreendedores. O projeto foi concebido para executar um primeiro passo da maneira mais rápida possível, nesse ambiente colaborativo. Ao sensibilizar esses empreendedores, no futuro podemos ter novas startups, sabemos do potencial do município”, pontua Kirst.

INVESTIMENTO

  1. A estrutura contará com uma sala de reuniões, espaço café, espaço para descanso, 12 mesas, além de balcões para guardar equipamentos. Todos os móveis poderão ser recuados para transformar a sala em um auditório para 50 lugares.
  2. 2 Para que o projeto fosse viabilizado, foi feita uma parceria com a Administração de Venâncio Aires. Na prática, a Unisc oferece a estrutura, a parte técnica e os professores, e a Prefeitura repassa recursos para custear os profissionais que farão as consultorias, equipamentos, eventos e palestras.
  3. “A Prefeitura vem sendo um grande apoiador”, destaca Kirst. Ao todo, o Município programou R$ 147.610,53 para repassar em 2022, recurso próprio do orçamento da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes