Estrutura está na fase de acabamentos. Máquinas e equipamentos já estão instalados (Foto: AI Prefeitura)

A cada dia as obras de construção da Unidade Incubatório da Dália Alimentos em Mato Leitão avançam com expectativa de conclusão nos próximos meses. A previsão é de que a produção de pintos para abastecer os condomínios do Programa Frango de Corte inicie em 1º de setembro.

Atualmente mais de 20 trabalhadores (cinco equipes diferentes) realizam serviços no local, envolvendo melhorias no pátio e acesso (calçamento), sistema elétrico e acabamentos no prédio, além da Estação de Tratamento de Água. O eletromecânico Vilmar de Lima Pereira, funcionário da Dália, acompanha de perto o trabalho de construção da unidade. “Acredito que 80% do projeto já está concluído. A partir do próximo mês o serviço vai entrar na reta final”, relata.

O Incubatório da Dália Alimentos vai funcionar 24 horas por dia e 7 dias por semana. A ideia é contratar 30 colaboradores (preferência para moradores de Mato Leitão), com expectativa de iniciar o treinamento em agosto. A capacidade de produção da unidade é de 1,5 milhão de pintos por mês. “Claro que num primeiro momento a produção será reduzida, uma vez que estaremos em fase de testes e ajustes. O projeto é de duplicar a capacidade total num prazo de 1 ano”, informa Pereira.

Um dos serviços em andamento é no entorno do prédio por onde irão circular caminhões (Foto: AI Prefeitura)

Máquinas

A estrutura interna da unidade está completa com todos os equipamentos muitos com tecnologia da França. “Estamos finalizando a parte elétrica e outros ajustes. Essa unidade será modelo no Estado”, observa. Pereira pondera que mesmo antes de entrar em funcionamento o Incubatório já chama a atenção. “Já recebemos visitas de pessoas de estados como Pará, Espírito Santo e até da Bolívia interessados neste modelo de produção”, comenta.

Pintos

São quatro as etapas do trabalho com os ovos, período de 21 dias: incubatório, vacina, nascimento dos pintos. Nesse mesmo dia ocorre o carregamento dos pintos se seguirão para os condomínios. Em se confirmando o início do trabalho em 1º de setembro, o primeiro lote de pintos produzido na unidade local será 21 de setembro.

Frango

O programa Frango de Corte, da Dália Alimentos, envolve Matrizeiro (Vale Verde), Incubatório (Mato Leitão), condomínios de terminação em Vespasiano Corrêa, Encantado, Mato Leitão, Anta Gorda, Venâncio Aires, Marques de Souza, Encantado (São Luís), Cruzeiro do Sul e Relvado, além do frigorífico em Arroio do Meio. O ciclo, com funcionamento pleno em todas as etapas, está previsto para fevereiro de 2022.

Palanque Pequeno

O prédio conta com mais de 2,4 mil m², investimento acima de R$ 12 milhões. Prefeitura repassou área de 6 hectares, auxiliando ainda com serviços de máquinas em diversas etapas, abastecimento de água e energia elétrica.

Máquina da Prefeitura auxiliando em serviços na Estação de Tratamento de Água (Foto: AI Prefeitura)

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome