Ao longo de todo ano, cadastro será feito na secretaria, localizada na rua Osvaldo Aranha (Foto: Alvaro Pegoraro)

Em breve, pais que buscam uma vaga para os filhos em Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) deverão fazer a inscrição na secretaria municipal de Educação. O cadastro, que até então ocorria nas próprias instituições de ensino, integrará uma central de matrículas gerenciada pela pasta. A medida, que deve ser decretada pelo prefeito Giovane Wickert nesta semana, tem o objetivo de agilizar a liberação de vagas e garantir um maior monitoramento da demanda.

Atualmente, em torno de 290 crianças estão na fila de espera por uma vaga em uma das 12 Emeis de Venâncio Aires. Segundo a secretária municipal de Educação, Joice Battisti Gassen, com a criação da central de matrículas, será possível ter acesso ao número atualizado de forma mais rápida e em um só local. “Vamos ter mais controle da demanda.”

Além de permitir maior monitoramento da fila, a central permitirá que se saiba exatamente o número de crianças que aguardam as vagas. “Hoje, muitos pais se inscrevem em duas ou três escolas, na expectativa de conseguir uma vaga. Muitas vezes, a criança está na fila em uma Emei mas já está sendo atendida na outra”, explica Joice.

De acordo com ela, a prioridade no momento da inscrição continuará sendo a escola mais próxima da casa da família. No entanto, se houver interesse, poderão ser indicadas outras Emeis, para que a criança seja chamada, quando houver vaga.

Na opinião da secretária de Educação, a possibilidade de fazer o pedido durante todo o ano é outra vantagem da central de matrículas. Até então, as inscrições eram realizadas em períodos específicos do ano. “Iremos qualificar esse processo. A implantação da central não implicará em custos. O atendimento será feito por um profissional da secretaria”, comenta.

Serviço

– A secretaria de Educação está localizada na rua Osvaldo Aranha, 515, no centro, ao lado da Biblioteca Pública Municipal Caá Yari. O telefone de contato é 3983 8500.

– Os critérios avaliados para na seleção das crianças para as Emeis são o zoneamento, a renda familiar e ter a mãe trabalhando. Caso a mãe esteja desempregada, poderá fazer a inscrição e apresentar comprovante de trabalho no momento em que conseguir emprego.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome