Evento congregou diversas atrações no município de Ibarama. (Foto:: Carina Venzo Cavalheiro/AI Emater/RS-Ascar).

Agricultores, técnicos, estudantes e pesquisadores participaram nos dias 8 e 9 de agosto, em Ibarama, do evento Saberes, Sabores e Sementes Crioulas. O evento contou com a participação de uma comitiva integrada por 45 produtores rurais de Venâncio Aires.

Voltado ao resgate e propagação de sementes crioulas, o evento proporcionou a troca de experiência entre o público participante e os integrantes da Associação dos Guardiões de Sementes Crioulas de Ibarama que, atualmente, conta com 40 famílias que mantém mais de 36 variedades de milho crioulo e 50 raças de feijão, além de sementes de diferentes variedades de vassoura, abóbora, moranga e aipim.

LEIA MAIS: ACI de Mato Leitão divulga ganhadores da campanha de Dia dos Pais

Segundo o extensionista rural do escritório da Emater/RS-Ascar de Venâncio Aires, Alexandre Kreibich. pela manhã, houve a troca e comercialização de Sementes Tradicionais e Crioulas, como sementes de milho, feijão, arroz, hortaliças, entre outras. “Tivemos a oportunidade, também, de prestigiar agroindústrias familiares daquela região, assim como, o artesanato e palestras técnicas”, frisa.

Kreibich destaca que a comitiva de Venâncio Aires aprovou o chope de milho crioulo que foi oferecido durante a programação. Na parte da tarde houve a visitação dos venâncio-airenses à Vinícola Irmãos Fin, onde acompanharam o processo de fabricação e armazenamento de vinhos.

INTERCÂMBIO

O extensionista destaca que os intercâmbios fazem com que o agricultor busque maior conhecimento e outros meios de produções mais sustentáveis para com ele e com a natureza. “Um evento como o Dia da Troca de Sementes tem a finalidade de promover o resgate de sementes, promover a agroecologia e, acima de tudo, fazer com que o agricultor tenha a autonomia de ter as suas próprias sementes.” Além disso, enumera Kreibich, o produtor agrega uma alimentação mais saudável por serem sementes de alto valor nutritivo.

LEIA MAIS: Quatro empresas de Venâncio participam de uma das maiores feiras de inovação e negócios da América Latina

A participação no evento foi uma iniciativa do escritório municipal da Emater/RS-Ascar, contando com o apoio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sindicato Rural e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, que participou, também, com aporte financeiro para o deslocamento dos agricultores.

SAIBA MAIS

  • O Saberes, Sabores e Sementes Crioulas congregou o 18º Dia da Troca das Sementes Crioulas, o 8º Seminário da Agrobiodiversidade Crioula, a 8ª Feira da Economia Popular Solidária, 8º Seminário dos Guardiões Mirins das Sementes Crioulas e Espaço Solidário de Sementes, Mudas e Plantas Bioativas. Saberes, Sabores e Sementes Crioulas foi promovido pela Emater/RS-Ascar, Associação dos Guardiões das Sementes Crioulas de Ibarama, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Prefeitura de Ibarama.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome