Cada carga de água tratada é de 5 mil litros (Foto: Edemar Etges/Folha do Mate)

As solicitações de cargas de água tratada para consumo humano no interior de Venâncio Aires aumentam a cada dia e são reflexos da estiagem que atinge o município e toda região. Já chega a 30 o número de solicitações.

Os pedidos correspondem ao período de 30 de dezembro – quando a Prefeitura começou a atender de forma emergencial os produtores rurais – até a tarde desta quarta-feira, 8. Destas solicitações, mais de 20 já foram atendidas. Para consumo dos animais, soma 245 o número de produtores rurais atendidos.

Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Rural, André Kaufmann, a região mais atingida pela falta de água, tanto para o consumo humano quanto para os animais, é o nono distrito, que tem a sede na Vila Estância Nova. Ainda segundo Kaufmann, o número de solicitações para a limpeza de açudes para a captação de água, até esta quarta-feira, chegava a 59, e ele acredita que em torno da metade já tenha sido atendida.

A limpeza é executada pelas equipes das capatazias. Cada produtor tem direito a, no máximo, 1,5 hora para este tipo de serviço e enquanto perdurar esta situação de estiagem, não serão atendidos pedidos de abertura de novos açudes.

O secretário lembra que, de segundas a sextas, as solicitações para cargas de água devem ser efetuadas na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, pelo telefone 3093-1031. Nos fins de semana será diretamente com ele, pelo número 99928-4208. Solicitações de limpeza de açudes somente na secretaria.

LEIA MAIS: Estiagem causa prejuízos superiores a R$ 41,3 milhões em Venâncio Aires

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome