Clube de Mães de Linha Herval foi o anfitrião do último encontro de 2019. (Foto: Edemar Etges/Folha do Mate).

Entre as diretrizes institucionais da Emater/RS-Ascar está a inclusão social e produtiva. Como parte deste eixo de trabalho, o escritório municipal da instituição promoveu, neste ano, dez encontros de intercâmbio entre grupos de mulheres do interior. O décimo e último foi realizado na quarta-feira, 14, e teve como anfitrião o Clube de Mães Integração, de Linha Herval, que recebeu a visita do Clube de Mães Nossa Senhora do Rosário, de Vila Deodoro. Para promover o intercâmbio, a Emater contou com o apoio do Gabinete da Primeira-Dama, Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Sindicato Rural e Secretaria Municipal de Habitação e Desenvolvimento Social.

Entre as atrações dos dez encontros, foram destaque as palestras com a assistente social e coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), Bárbara Hickmann, que abordou o tema ‘Identidade da Mulher: autoestima, prevenção da violência doméstica’ e uma explicação sobre a política de assistência social do município, e confraternização oferecida pelo grupo de mães anfitrião.


“O sucesso dos intercâmbios entre os grupos de mulheres somente confirma a importância dessas pessoas que integram as comunidades.”

LISSANDRA REBELATTO – Extensionista de Bem-Estar Social Rural


AVALIAÇÃO

“Posso afirmar que estes grupos são uma riqueza para o município. Quase todos são originados do trabalho da Emater/RS-Ascar bem no começo dos trabalhos com as comunidades. É a verdadeira essência da empresa. O meio rural de Venâncio Aires possui gente com muito potencial e a Emater/RS-Ascar valoriza muito estas pessoas”, afirma a extensionista de Bem-Estar Social Rural, Lissandra Rebelatto, ao avaliar os dez intercâmbios dos clubes de mães promovidos este ano. Ela acrescenta que em 2020, serão novamente realizados os encontros com outras atividades, segundo ela, “bem motivadoras”.

CONTINUIDADE

A presidente do Clube de Mães Nossa Senhora do Rosário, de Vila Deodoro, Clédia Haacke, salienta que os encontros foram ótimos e um aprendizado, lamentando por não terem participado dos mesmos no ano passado. “É muito gratificante e, com certeza, vamos novamente participar no próximo ano e queremos receber a visita de um dos demais clubes de mães”, frisa.


“Os encontros promoveram a oportunidade de conhecermos as integrantes de outros clubes de mães e sabermos o cotidiano de cada uma delas.”

IOLANDA LORD – Presidente do Clube de Mães Integração, de Linha Herval


“Os encontros foram ótimos e pena que para este ano já se encerraram”, afirma Iolanda Lord, presidente do Clube de Mães Integração, de Linha Herval. Ela reforça o interesse das integrantes do seu clube para que o intercâmbio tenha continuidade em 2020.

FÓRUM AGENDADO

Durante a reunião realizada na manhã da quarta-feira, 14, os representantes do escritório municipal da Emater/RS-Ascar, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), Sindicato Rural, Gabinete da Primeira-Dama e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural definiram para o dia 19 de setembro, a partir das 13h, na Câmara de Vereadores, a realização do segundo Fórum da Segurança e Soberania Alimentar.

O evento terá como tema Resgate de Receitas Antigas – Cucas. Ficou definido que as cucas terão que ter o foco na agricultura familiar local, valorizando os produtos disponíveis nas propriedades rurais.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome