Encontro entre a comissão organizadora e associações definiu pelo fim do ciclo atual do Produtor Modelo. (Foto _ Edemar Etegs?Folha do Mate).

O mais tradicional evento voltado à valorização do agricultor familiar do município – o Concurso Municipal Produtor Modelo, teve o ciclo do atual modelo encerrado. A definição ocorreu durante a reunião realizada na tarde de ontem, no salão do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), entre os representantes das sete entidades organizadoras e as diretorias das cinco associações integrantes do rodízio.

Durante a reunião realizada no mês de maio, três das cinco associações já haviam manisfestado o desejo de não mais participarem do concurso e no encontro de ontem, elas ratificaram esta posição e entre os motivos, estão a falta de interesse dos associados, que se mostraram contrários à participação; a dificuldade de encontrar um casal candidato para representar a associação; e, ainda, pelo fato do envelhecimento dos associados, onde a grande maioria já tem mais de 60 anos. E os mais jovens, que são poucos, não querem participar.

Ao falar do encerramento do atual ciclo, o secretário municipal de Desenvolvimento Rural, André Kaufmann, informa que nos próximos dias, a comissão organizadora começará a trabalhar um modelo para abranger todo o município. “Entendemos a decisão destas comunidades que acharam por bem de não continuar o ciclo. Com isso, decidimos encerrar o utilizado até hoje e vamos pensar um novo formato daqui para a frente para que a gente consiga atender todo o município de Venâncio Aires”, refere.


“Como comissão organizadora, queremos a continuidade, porém, não podemos decidir pelas associações.”

VICENTE FIN – Chefe do escritório municipal da Emater/RS-Ascar e integrante da comissão organizadora


DESINTERESSE

Kaufmann reforçou que notava nos últimos anos, a falta de interesse dos associados e observava a dificuldade das associações conseguir concorrer com um casal candidato e tudo isto indicava o fim do atual ciclo. A Administração Municipal, que é apoiadora e uma das organizadoras do concurso, segundo o secretário, acatou a decisão destas entidades. “Como apoiadores e organizadores, queremos a continuidade do concurso e para isso, vamos criar um novo modelo”, reforça.

O secretário acrescenta que no prazo de 20 a 30 dias, a comissão organizadora se reunirá novamente e este intervalo tem o intuito para que os organizadores possam pensar num novo formato e esta decisão será levada e discutida com o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (Comder), que é um órgão que representa todos os setores da agricultura do município, para que seja criado de fato, um novo formato, sem mudar a nomenclatura de Produtor Modelo e que consiga abranger todas as comunidades do interior.


“A festa do Produtor Modelo é a valorização do agricultor familiar de Venâncio Aires.”

ANDRÉ KAUFMANN – Secretário municipal de Desenvolvimento Rural


O número de edições do Concurso Municipal Produtor Modelo realizadas até 2019 é 25.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome