Durante os mais de 25 anos de atividades, feiras de peixes são uma das marcas da Apiva. (Foto - Edemar Etges/Folha do Mate/Arquivo FM)

O presidente da Associação dos Piscicultores de Venâncio Aires (Apiva), Lauro Kist, convoca todos os associados para uma importante reunião, programada para esta sexta-feira, 10, às 20h, na sede social localizada no Parque Municipal do Chimarrão. O assunto principal será a continuidade ou a paralisação das atividades da associação. “Por ser um assunto importante, é necessária e imprescindível a presença de todos os associados”, salienta.

Kist informa que também foram convidados para a reunião representantes do escritório municipal da Emater/RS-Ascar, Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR), Sindicato Rural e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Rural, que são entidades apoiadoras da associação.


“Hoje, mesmo com todas as dificuldades, a Apiva é uma associação organizada e com o trabalho reconhecido.”

LAURO KIST – Presidente da Apiva


A Apiva foi fundada no dia 3 de maio de 1994, com o objetivo de diversificar e qualificar os piscicultores associados. O trabalho desenvolvido pela associação durante seus mais 25 anos, foi reconhecido como referência na região. No início da Apiva, a criação de peixes era artesanal, sendo atualmente profissional e qualificada, pois os piscicultores associados contam com o apoio e assistência técnica em todas as fases da criação e também, na parte dos licenciamentos dos açudes, pois todos os eles hoje estão com as lâminas de água licenciadas.

Uma das marcas da Apiva foi a realização das feiras de peixe durante diversos períodos durante o ano, com mais força na Semana Santa, quando comercializou pescados de qualidade, de sanidade e de procedência, tanto ao gelo, quanto eviscerados e filés. Além disso, por diversos anos, promoveu os tradicionais jantares com pratos à base de peixe para lançar as feiras da Semana Santa e em cada edição, inovou com diversos pratos como o enroladinho de filé de tilápia com aipim, lasanha de aipim com filé de tilápia, filés fritos, peixe assado e frito, bolinhos, coxinhas, pastéis, peixe à escabeche, muqueca baiana, muqueca capixaba e sushi de tilápia, entre outros.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome