Neto e bisavó
Fotos: Divulgação

Carlina Haas Scharnberg, 90 anos, moradora da localidade da Estrada dos Alambiques, interior de Vale Verde, teve a vida salva pelo bisneto Júnior Nunes Wagner, 13 anos. O fato aconteceu no dia 21, quando, por volta das 8h30min, o jovem que estava dormindo acordou com os chamados da bisavó, que pedia socorro, pois estava passando mal.

“Quando cheguei na cozinha, minha bisa estava deitada no chão, sem respirar. Corri, chamei o pai, mas ele não estava por perto, então voltei. Neste momento, minha mãe pediu que fizesse uma massagem cardíaca, técnica que aprendi no curso dos bombeiros mirins de Passo do Sobrado. Comecei a fazer a massagem e, em seguida, ela voltou a respirar”, contou o jovem.

Em seguida, a família encaminhou a idosa ao Hospital São Sebastião Mártir (HSSM), em Venâncio Aires, onde os médicos diagnosticaram o infarto. A mãe de Júnior, Juliana Lopes Nunes Scharnberg destaca que a coragem e o conhecimento do filho fizeram toda a diferença, fato que a deixou extremamente feliz e orgulhosa.

Júnior abraçado à mãe Juliana, feliz por ter salvo a vida da bisavó (Foto: Divulgação)

“No momento em que meu filho massageava a bisavó, me passaram muitas coisas pela cabeça, e me surpreendi com a tranquilidade com que o Júnior conseguiu fazer o que deveria ser feito naquele momento. Foi um alívio quando vi a Carlina respirando novamente e voltando à vida”, comenta Juliana. No último sábado, 27, a bisavó retornou ao lar da família com quadro estável e, ontem, passou por novos exames no hospital, sendo que está se recuperando bem, segundo a família.

Juliana conta que a bisavó não lembra do momento em que estava sendo reanimada, e que só lembra quando acordou no hospital. “Quando contamos para ela, agradeceu de coração ao Júnior por ter salvo sua vida.” A mãe do adolescente destacou que o sonho do jovem é cursar faculdade de astronomia, e que ela irá lhe apoiar sempre nos estudos, assim como tem feito até agora.

Carlina Haas Scharnberg, 90 anos, teve a vida salva pelo bisneto (Foto: Divulgação)

“Felizmente meu filho pôde usar os ensinamentos aprendidos no curso de bombeiro mirim, salvando a vida de um familiar.”

JULIANA LOPES NUNES SCHARNBERG – Mãe do adolescente Júnior Nunes Wagner

Curso prepara jovens para ações de salvamento

O enfermeiro, bombeiro voluntário e um dos coordenadores do curso de bombeiro mirim, Pedro dos Santos, explica que as aulas tiveram início há 2 anos, com apoio do Poder Público e da Alliance One, e de alguns pais de alunos. “Esse curso é muito completo, pois ensinamos salvamento em água, primeiros socorros e combate a incêndio, entre outros”, cita.

Santos explica que uma parte do curso foi voltada à ressuscitação cardiopulmonar (RCP), onde os alunos aprendem a fazer a compressão torácica, conhecida popularmente como massagem cardíaca. “Foi esse aprendizado que fez com que o Júnior pudesse ter salvo sua bisavó. É bom destacar também, que em alguns casos, os jovens são mais tranquilos para lidar com esse tipo de situação que alguns adultos”, observa. Ele lembra que os alunos também recebem aula de psicologia e ética profissional. “O objetivo principal é preparar os jovens para situações como o jovem Júnior passou”, resume o instrutor.

Santos enfatiza, ainda, que a equipe dos Bombeiros Voluntários de Passo do Sobrado “está imensamente feliz por saber que os ensinamentos estão sendo utilizados pelos alunos”.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome