Reunião entre o Departamento Autônomo de Estrada de Rodagem (Daer) e Secretaria de Infraestrutura e Logística do Estado para viabilizar a obra de ligação asfáltica entre Passo do Sobrado e o Distrito Industrial de Santa Cruz do Sul (RS-405), resulta no apoio do secretário, Beto Albuquerque, e na definição da próxima etapa do projeto.
A reunião foi acompanhada pelos deputados, Valdeci de Oliveira (PT) e Marcelo Moraes (PTB), prefeito de Passo do Sobrado, Caio Baierle, e vereadores, Dari de Borba (PTB) – presidente da Câmara de Vereadores de Passo do Sobrado -, Jorge Carvalho (PSB), Teonízio Lehmen (PDT) e Gilberto Hermes (PT), secretário municipal de Obras e Trânsito, Edemar de Azeredo, e pelos presidentes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Bruno Eichelberger (PT), e do PT local, Ivan Sebben.
O secretário de Infraestrutura e Logística do Estado, Beto Albuquerque, deu parecer favorável á proposta e sugeriu que o próximo passo seja dado pelas prefeituras de Passo do Sobrado e Santa Cruz do Sul, contratando o Estudo de Viabilidade Técnica e Ambiental (EVTA). “Isto agilizaria a conclusão do levantamento em muitos meses”, disse, haja vista que há muita demanda pelo Daer. Esse estudo é o passo inicial para que o processo comece a tramitar oficialmente.
Os diretores do Daer lembram que a construção de uma nova estrada requer burocracias. Além do EVTA, será necessário formalizar a estadualização da ligação entre os dois municípios, que hoje é de chão batido, e depois se contratar o projeto técnico da obra.