Lixo eletrônico, medicamentos e óleo de cozinha: saiba onde descartar os resíduos 

-

Existem resíduos que não podem ser descartados no lixo comum, por conta do risco de contaminação que oferecem. É o caso de pilhas e baterias, pneus, lâmpadas fluorescentes, produtos eletroeletrônico e embalagens de agrotóxicos.

Segundo a Lei 12.305, de 2 de agosto de 2010, fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes, além de consumidores e titulares dos serviços públicos têm a responsabilidade de dar o destino correto ao lixo. É a chamada Logística Reversa, por meio da qual os consumidores devem entregar este tipo de resíduo no estabelecimento comercial no qual compraram, que, por sua vez, retorna ao fornecedor e à indústria.

“Pela Lei da Logística Reversa, cada gerador é responsável pelo seu resíduo. É uma responsabilidade que precisa ser encarada, para que se feche o ciclo de produção. Se não, o meio ambiente se esgota”, alerta a engenheira ambiental Tailane Hauschild.

Ela também cita os riscos para a saúde, com o descarte incorreto de medicamentos, pilhas e lâmpadas, já que os componentes químicos poluem a água e o solo. “Eletrônicos liberam metais pesados que são cancerígenos”, acrescenta.

Onde descartar em Venâncio Aires

• Óleo de cozinha usado – Afubra (é transformado em biocombustível)

• Medicamentos vencidos e embalagens (cartelas) – Unimed, farmácias e postos de saúde

• Lâmpadas – empresas que comercializam lâmpadas

• Esponjas de louça – Sala Verde da Uninter

• Ecoponto – A expectativa é de que, ainda neste mês, Venâncio Aires também passe a contar com um ecoponto e um ecopoda. Os espaços ficarão junto à Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisp), no bairro Aviação. No local, será possível descartar lixo eletroeletrônico, pilhas, pneus, vidros, óleo de cozinha, móveis velhos, galhos e folhas.

LEIA MAIS:

Recuperação de nascentes, compostagem e bem-estar animal são destaques no Dia do Meio Ambiente

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes