Ademar Biguelini exibe o troféu conquistado com um dos exemplares que cria (Foto: Edemar Etges/Folha do Mate)

Após anos dedicados à criação de aves de raças puras com dupla aptidão – ovos e carne -, o criador Ademar Biguelini, com o criatório localizado na rua João Agnes, número 100, no bairro São Francisco Xavier, teve o seu trabalho reconhecido em nível de estado, conquistando o prêmio de ‘Produtor do Ano’. O troféu foi entregue durante solenidade realizada na noite do último sábado, 16, na sede da Federação Brasileira de Criadores de Animais de Raça (Fabrec), localizada em Esteio, na Região Metropolitana de Porto Alegre.

Foi a primeira vez que Biguelini conquistou o prêmio nesta categoria, que resulta de um somatório de participações e prêmios conquistados durante o ano de 2019 em diversas feiras realizadas pelo estado. O criador participou e conquistou prêmios de primeiro, segundo e terceiro lugares com as aves que ele cria na Expoagro Afubra, realizada em março, em Rincão Del Rey, Rio Pardo; Fenasul, em Esteio; FestFeira, de Dois Irmãos; Expointer, em Esteio; e Expofeira, de Alegrete, todas no Rio Grande do Sul.


“A conquista deste troféu vem coroar o trabalho de longos anos e mostra que estou no caminho certo.”

ADEMAR BIGUELINI – Criador de aves de raças puras


Em cada categoria há o primeiro lugar, que depois concorre com o campeão da raça e campeão do continente. Na final, todos os campeões da categoria continente concorrem à melhor ave da feira, independente do sexo. Biguelini não soube precisar o número de troféus que conquistou este ano, mas já solicitou à associação o envio dos dados, que ainda não chegaram.

Criador está preparando alguns exemplares da raça New Hampshire para a Expoagro Afubra 2020 (Foto: Edemar Etges/Folha do Mate)

DEDICAÇÃO

O produtor afirma que a competição com outros criadores foi grande e que o prêmio é o resultado de anos de trabalho e dedicação à criação de aves de raças puras com dupla aptidão. Ele já tinha a expectativa de ficar com o troféu devido à soma de pontos pelas diversas conquistas nas feiras, uma vez que sempre concorreu com exemplares diferentes em cada evento.

SAIBA MAIS

  1. Nas feiras de 2019, Biguelini expôs 150 exemplares entre machos e fêmeas.
  2. Concorreu com 1.260 aves e, na Expointer, participou com 669 exemplares.
  3. O plantel atual de aves criadas por Biguelini soma 200, média que ele cria por ano.
  4. Biguelini cria cinco raças e, com todas elas, já conquistou troféus: New Hampshire, Rhode Island Red, Sussex, Plymouth Rock Barbada e Old Games.
  5. Agora, Biguelini está preparando algumas aves da raça New Hampshire para concorrer durante a Expoagro Afubra 2020.

 

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome