Estrada que vai a Linha Chafariz chegou a ficar bloqueada (Foto: Divulgação/Defesa Civil)

Com o grande volume de chuva registrado nos últimos dias em Venâncio Aires, muitos pontos ficam em alerta e tantos outros são diretamente atingidos, seja com alagamentos na área urbana, seja com a cheia de arroios e rios. Nesta semana, que sofreu bastante foi a região de Vila Mariante, com a elevação do Taquari.

Durante a quarta, 6, houve bloqueio na estrada que dá acesso à Linha Chafariz, em direção a Cruzeiro do Sul, e na Itaipava das Flores (ERS-130 que vai a General Câmara). Isso motivou a ação dos Bombeiros para ajudar no transporte com barco: uma família precisava retornar para casa e uma pessoa tinha necessidade de sair para atendimento médico.

Segundo o coordenador da Defesa Civil de Venâncio Aires, Dário Martins, no Chafariz a passagem de veículos foi liberada ainda na manhã desta quinta, 7, e na Itaipava o tráfego voltou ao normal no fim da tarde. Às 17h30min, o nível do Taquari estava em 9,57 metros – três a menos que 24 horas antes, quando chegou a 12,95 metros. O nível normal do rio, na localidade, é de 1,6 metro.

Ainda conforme Martins, o arroio Castelhano se manteve dentro ‘da caixa’, apesar do acúmulo de água na várzea ao longo do acesso Grão-Pará. Na parte baixa da cidade, como Loteamento Artus e bairro União, o coordenador da Defesa Civil diz que não houve maiores alagamentos.

PREVISÃO

Segundo o Núcleo de Informações Hidrometeorológicas (NIH) da Univates, os dias chuvosos seguem em novembro e a precipitação ficará acima do padrão na região. Mas, a segunda quinzena será menos chuvosa que a primeira. A média histórica do mês é de 171,4mm.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome