Foto: Edemar Etges / Folha do MateCláudio Fengler e o casal Teresia e Vani Gaertner, destacam a importância da aposentadoria para o homem e a mulher rural
Cláudio Fengler e o casal Teresia e Vani Gaertner, destacam a importância da aposentadoria para o homem e a mulher rural

Uma das maiores conquistas do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR), sem dúvida, é a aposentadoria do homem rural aos 60 anos e da mulher rural aos 55 anos. Esta e tantas outras conquistas pautarão as comemorações hoje, durante o 12º Encontro de Aposentados Rurais de Venâncio Aires que será promovido pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR).

“A aposentadoria é uma agregação de renda. É uma segurança a mais, pois o ingresso do dinheiro é mensal e é certo. É uma renda extra”, afirma o casal Vani e Teresia Gaertner, morador de Linha Arroio Grande. Os dois são aposentados há quatro anos, porém, continuam na atividade, produzindo tabaco, milho e soja, em parceria com o filho Maicon, e com a nora Amanda.

É gratificante ser lembrado no dia que é dedicado a nós”.VANI E TERESIA GAERTNERAgricultores familiares

“Não é o caso do casal Gartner, mas em muitas propriedades, garante a sobrevivência de diversos casais no interior”, afirma o presidente do STR Cláudio Fengler. Ele acrescenta que a aposentadoria rural é a valorização desta classe trabalhadora que muito já produziu para garantir uma vida digna aos seus familiares e que hoje, já não têm mais condições de produzir e ter renda. Fengler salienta ainda que em muitos municípios, a aposentadoria rural é a principal fonte de renda, e em alguns casos, chega a superar o orçamento do município. “Além disso, eleva a autoestima destas pessoas.”

Encontro 

Com início programado para as 9h, o STR promove hoje, na sede da entidade, o 12º Encontro de Aposentados Rurais de Venâncio Aires. “Será um dia de integração entre os aposentados rurais”, frisa Fengler. “É um dia que a gente se sente valorizado”, acentua o casal Gaertner, que garante que participará dos festejos.

Fengler acrescenta que entre as atrações, está a presença de Liga de Combate ao Câncer, que anualmente se integra ao evento, palestra com a nutricionista da Emater/RS-Ascar Leila Grizoni, que abordará o tema ´Qualidade de vida passa por uma alimentação saudável`, apresentações artísticas e reunião dançante. O dirigente informa que oalmoço será gratuito para os sócios e, para isso, ele solicita que quem puder, traga um litro de leite, alimentos não perecíveis ou ainda, dinheiro ou fraldas geriátricas. O que for arrecadado será repassado para a Liga de Combate ao Câncer, dentro da programação do Outubro Rosa.

“A aposentadoria rural é um dinheiro que circula no comércio de Venâncio Aires e ajuda a criar diversos empregos”.CLÁUDIO FENGLERPresidente do STR de Venâncio Aires.

7,4 milé o número de benefícios rurais em Venâncio Aires.

R$ 7.059.600é o valor que os beneficiários rurais injetam na economia do município por mês.

R$ 91.774.800é a soma total de recursos que a categoria faz circular no município por ano.

Programação do 12º encontro

9h – Recepção aos aposentados rurais

9h30min – Abertura do evento com pronunciamento das autoridades1

10h – Palestra com a nutricionista da Emater/RS-Ascar Leila Grizoni, que abordará o tema ´Qualidade de vida passa por uma alimentação saudável`

11h – Apresentação do Grupo de Canto do Sesc Maturidade Ativa

11h30min – Almoço

13h – Reunião dançante com João Nilson

Durante o evento, a Farmácia São João estará presente efetuando a medição de pressão arterial e sorteio de brindes