Bárbara é natural de Venâncio Aires e atualmente mora em Farroupilha onde atua como uma das designers da Melissa (FOTO: Arquivo Pessoal/Facebook)

Bárbara Luiza Diehl soube do seu amor pela moda ainda na infância. Aos 5 anos, ganhou um molde de corpo de plástico para desenhar roupas da professora da pré-escola e aquele presente foi recebido com um significado diferente das demais colegas. Hoje, aos 25 anos, a venâncio-airense é uma das designers responsáveis pela criação dos produtos de uma das marcas mais conhecidas do mundo: a Melissa.

Morando fora de Venâncio há quase oito anos, ainda na época da escola, a filha de Ane Elisabeth Schwingel, moradora do bairro Santa Tecla, e de Milton Antônio Diehl, frequentou o Cônego Albino Juchem (CAJ) e cursou a graduação em Moda na Universidade Feevale, em Novo Hamburgo. Atualmente, cursa uma especialização em Design Estratégico focado em Moda na Universidade do Vale dos Sinos (Unisinos), em São Leopoldo.

Desde pequena, Bárbara foi uma pessoa com muitos sonhos e objetivos. “Sempre me esforcei ao máximo para conseguir alcançá-los. Chegar na Melissa, aos 24 anos, foi algo absurdo, pois foi nesse momento que tive a certeza que toda minha dedicação aos estudos, ao meu sonho de ser estilista/designer e ao mercado de moda não foram em vão”, completa.


“Moda para mim é arte. É acessibilizar arte para as pessoas vestirem. É o brilho no olho, a confiança de se sentir bem, é o poder que o vestir trás para a pessoa.”

BÁRBARA LUIZA DIEHL – Design de Moda


Dentro da Melissa, ela integra a equipe de designers da linha adulta da marca. “Eu pesquiso, desenho e desenvolvo calçados, bolsas e acessórios da Melissa”, conta. A empresa divide os processos de criação dos produtos em: Mini Melissa (para babys até adolescentes) e as collabs (Vivienne Westwood, Opening Ceremony, Jason Wu).

Bárbara é formada em Moda pela Feevale (Foto: Arquivo Pessoal)

A design explica que o processo para a criação de um novo modelo inicia depois de muitas viagens e pesquisa sobre o comportamento do consumidor e do mercado. A partir da definição da temática da coleção, junta-se as pesquisas com as inspirações e se inicia o processo de criação. “Desenhamos a coleção sempre com colaboração e respeitando as opiniões dos colegas. O processo todo é muito intenso, criativo e, a todo momento, vão surgindo insights [intuições] para trazer novidade para o consumidor”, explica.

Ela revela que não tem nenhuma produção preferida, mas não esconde: “Eu me orgulho de cada modelo e coleção criada. Como designer me sinto responsável por fazer o melhor para o produto e para a marca, trazendo criatividade e inovação a cada modelo novo”. Atualmente, Bárbara mora em Farroupilha, município onde esta a sede da Melissa.

TRAJETÓRIA

A saída da Capital Nacional do Chimarrão se deu em função da faculdade. No entanto, logo que isso aconteceu, já passou a atuar no mercado da moda. Ela conta que trabalhou com pesquisa de moda nacional e internacional e, depois, com roupas. Na época, teve a oportunidade de trabalhar como estilista de malharia e alfaiataria.

Em seguida seguiu para o ramo do calçado, no qual foi designer de bolsas e calçados da marca Petite Jolie. E, agora, da Melissa. “Acredito que ter circulado em várias áreas da moda, aproveitado cada oportunidade de aprender ao máximo, fez com que fosse meu diferencial para estar na Melissa hoje. Também acredito que minhas origens e a forma que eu fui criada, com liberdade, sem preconceitos e rótulos, fizeram com que eu me tornasse uma profissional criativa, responsável e necessária no time da Melissa”, pontua.

Uma pergunta

Qual é a sensação de encontrar pessoas usando algo pensado por ti?

“É muito curioso, viu? Parece que o meu olhar é direcionado diretamente para o pé da pessoa! Mas é uma sensação muito boa. Um misto de que o objetivo foi cumprido, com amor e orgulho, pois está sendo usado por alguém. E isso é o máximo!”

SOBRE BÁRBARA

  1. Bárbara tem John Galliano como uma de suas grandes inspirações. A admiração surgiu enquanto, ainda na infância, folheava uma revista com imagens do desfile da Dior nos anos 2000. Atualmente, o profissional é estilista da Maison Margiela.
  2. Ser designer de uma marca reconhecida mundialmente sempre esteve nos planos da venâncio-airense.
  3. Na sede da Melissa, em Farroupilha, são criados todos os modelos da marca, que são vendidos nacional e internacionalmente nas lojas filias e galerias (São Paulo, Nova York e Londres).

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome