Foto: Alvaro Pegoraro/Folha do Mate

A Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Venâncio Aires (Caciva) tem proposta encaminhada para o funcionamento do comércio da Capital Nacional do Chimarrão até o Natal. Conforme o vice-presidente de Comércio, Airton Bade, em reuniões realizadas na terça-feira, 12, e ontem, houve um consenso em torno da necessidade dos horários estendidos “para compensar as perdas que tivemos em razão de feriados e três semanas seguidas de chuva”. Bade também salienta que o atendimento em horários alternativos, sábados e domingos, é necessário para que a estimativa de contratações de temporários seja confirmada.

Pela proposta, que será enviada ao Sindilojas de Santa Cruz do Sul – que é o responsável por fazer a negociação com o Sindicato dos Comerciários -, as alterações começariam no dia 15 de dezembro, um domingo, quando o comércio permaneceria aberto das 16h às 22h. Nos dias 18, 19 e 20 (quarta, quinta e sexta-feiras), a intenção é manter atendimento até as 22h. No sábado, dia 21, a Caciva quer as portas dos estabelecimentos abertas até as 19h e, no domingo, 22, novamente das 16h às 22h. No dia 23 (segunda-feira), o horário seria estendido até as 22h e, na terça-feira, 24, a intenção é receber os consumidores até as 17h.


“Precisamos compensar as perdas. Sábado é o dia que o comércio mais vende e, neste ano, tivemos feriados nos dias 7 de setembro, 12 de outubro e 2 de novembro, sem o dia 15 de novembro, sexta-feira desta semana. Esperamos que a parte sindical entenda isso e nos ajude não apenas a contratar mais funcionários, mas também a manter os que temos.”

AIRTON BADE – Vice-presidente de Comércio da Caciva


Bade ressalta que esta é a proposta que será levada à mesa de discussões, e que “nada pode ser dado como concreto neste momento”. De acordo com ele, os funcionários serão compensados em valores e comissões, assunto que também será tratado junto ao Sindicato dos Comerciários. “Dezembro é o mês para o comércio buscar a sua recuperação, por isso pedimos sensibilidade ao sindicato”, afirma o dirigente da Caciva.

ASSEMBLEIAS

Vice-presidente do Sindicato dos Comerciários, Marcos Azeredo lembra que a categoria se reuniu em assembleia nesta terça-feira, 12, e que um novo encontro está marcado para a semana que vem, também na terça-feira, 19. Ele antecipa que a entidade deve apresentar uma contraproposta à classe patronal, mas destaca que “o sindicato não vai divulgar antes de validar isso em assembleia, senão o burburinho complica as negociações”. Azeredo revela apenas que uma das intenções do sindicato é “regulamentar o calendário para o resto do ano, de forma que a classe patronal não tome decisões sem consultar o sindicato”.

PROPOSTA

  • Dia 15: das 16 às 22h
    Dias 18, 19 e 20: até as 22h
    Dia 22: das 16h às 22h
    Dia 23: até as 22h
    Dia 24: até as 19h

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome