Em Venâncio serão realizadas palestras, caminhada e panfletagem (Foto: Cristiano Wildner/Folha do Mate)

A Semana Nacional de Trânsito ocorre de 18 a 25 de setembro. A iniciativa, em Venâncio Aires, é coordenada Departamento Municipal de Trânsito, e que tem como objetivo conscientizar motoristas, ciclistas e pedestres. Na Capital Nacional do Chimarrão a semana especial é celebrada com ações integradas entre a sociedade e o poder público.

Serão realizadas palestras, caminhada, panfletagem, escolinha de trânsito e blitz com orientações. O tema de 2019, “No trânsito, dê sentido à vida”, segue as diretrizes da Organização das Nações Unidas (ONU) para redução de 50% dos índices de mortalidade no trânsito nos países membros.


“Apesar da campanha deste ano envolver diretamente a reflexão sobre pedestres e ciclistas, no trânsito boas atitudes promovem o respeito e a cidadania.”

JOÃO ARAÚJO – Agente de Trânsito


“Precisamos reduzir as estatísticas envolvendo acidentes e o caminho é a educação. A transformação é um trabalho que envolve a todos”, informa o coordenador dos agentes de trânsito, João Araújo. Ele destaca ainda que essa semana é um momento, acima de tudo, para refletir sobre as atitudes de cada um no trânsito.

Sentido à vida 

Com o mote “no trânsito, dê sentido à vida”, as mensagens da campanha da Semana Nacional do Trânsito visam promover essa reflexão na sociedade para gerar uma mudança de postura. Os protagonistas das ações serão os ciclistas. Temas como a proteção dos ciclistas e a bicicleta nas férias escolares e o seu convívio no trânsito serão trabalhados nesse período.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome