Padre Rodrigo convida as comunidades a se engajarem no processo de renovação dos conselhos de administração. (Foto - Edemar Etges/Arquivo FM)

Até o final deste mês, as 31 comunidades ligadas à Paróquia São Sebastião Mártir (PSSM) vão realizar a escolha dos novos conselhos de administração. Conforme o regimento padrão das paróquias da Mitra Diocesana de Santa Cruz do Sul, os conselhos são escolhidos para uma missão de dois anos, podendo haver uma reeleição para mais dois anos. “Nenhuma comunidade tem o direito de violar as regras aprovadas pelo bispo diocesano. Exceções devem ser conhecidas e aprovadas pelo pároco”, orienta o padre Rodrigo Eduardo Hillesheim.

Alguns conselhos serão nomeados pelo pároco a fim de garantir a boa administração, o empenho na evangelização e a transparência nos trabalhos. As comunidades que têm os conselhos nomeados pelo pároco, também poderão ser reconduzidos para a missão de dois anos. Em caso de algum conselho necessitar recompor algum membro, poderá fazê-lo também.

Em novembro será dada a posse aos novos conselhos comunitários de administração. Onde houver nomeação, a posse será dada ainda em outubro. O pároco lembra que os atuais conselhos devem fazer a prestação de contas do dois anos junto à comunidade antes de passarem o cargo para os novos gestores em novembro.

CONSELHO PAROQUIAL

O padre Rodrigo salienta que o conselho administrativo da comunidade matriz é também, o conselho paroquial de administração. O atual conselho deverá entregar o cargo porque renovou por mais dois anos. O processo de escolha do novo conselho começa com a indicação de nomes. Por ser o conselho da paróquia, o pároco frisa que podem ser indicadas pessoas de outras comunidades que não sejam da comunidade matriz. Serão vetados os nomes de pessoas que não estão em dia com o dízimo de sua comunidade.

Publicados os nomes, será realizada a votação nas missas deste sábado, 19, e domingo, 20. Os nomes indicados são sugestões das pastorais, serviços e movimentos. Outras pessoas também podem ser votadas. Após a missa das 19h, de amanhã, serão contados os votos no Centro de Evangelização da paróquia. Os 17 mais votados serão chamados para decidir entre eles quem será o novo presidente da paróquia e o eleito vai compor o novo conselho. No mês de novembro ocorrerá a posse do novo conselho paroquial, em data a ser definida.

Função do conselho de administração da comunidade

  • Garantir a ação evangelizadora da Igreja junto a todo os membros da comunidade.
  • Assegurar os recursos para a formação das lideranças da comunidade.
  • Administrar e zelar pelo patrimônio da comunidade.
  • Caminhar em comunhão com a Igreja, paróquia, diocese e magistério da Igreja.
  • Manter a administração financeira da comunidade em total transparência, prestando contas mensalmente na própria comunidade e na secretaria da paróquia.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome