Deputado Schuch homenageou Sicredi VRP na Câmara dos Deputados, nesta semana. (Foto - Divulgação).

A fundação da Caixa Rural União Popular de Santa Cruz, em 1919, marca o início da caminhada histórica da Cooperativa Sicredi Vale do Rio Pardo. Nestes 100 anos, a instituição, uma das mais antigas cooperativas de crédito do Rio Grande do Sul, registra de maneira significativa a sua contribuição com a sociedade regional por meio do cooperativismo, que impacta diretamente no desenvolvimento econômico e social.

A data comemorativa é 21 de setembro, mas, durante o ano de 2019, muitas atividades e ações evidenciam o aniversário da Sicredi. Um dos momentos de comemoração está programado para hoje, a partir das 10h30min, com a celebração de um culto ecumênico na igreja matriz São Sebastião Mártir, seguido de um almoço festivo (galinhada) no pavilhão de eventos da paróquia.

As atividades comemorativas acontecem durante todo o ano. No dia 6 de julho, Dia Internacional do Cooperativismo, a Sicredi Vale do Rio Pardo participou do Dia de Cooperar, com ações alusivas ao centenário junto à comunidade de Rio Pardo. Entre os meses de fevereiro e abril, durante as Assembleias de Núcleo, momentos reservados para os parabéns marcaram a grande data.

Outra programação religiosa acontece dia 1º de outubro, com uma Celebração Ecumênica na Catedral São João Batista, em Santa Cruz do Sul, a partir das 19h. “Nossa história tem muito a ver com espiritualidade, pois nosso percursor e incentivador do cooperativismo no Rio Grande do Sul, foi o padre Theodor Amstad. O cooperativismo é uma doutrina focada na busca da prosperidade através da ajuda mútua, da solidariedade, da colaboração de um viver fraterno. Agradecer aos antepassados e a Deus significa um gesto de gratidão pelo passado e busca de luz para os anos vindouros”, frisa o presidente da Sicredi VRP, Heitor Álvaro Petry.

Na data do aniversário, 21 de setembro, acontece uma grande solenidade e festa de comemoração aos 100 anos. Já na quinta-feira, 26, tem a palestra ‘A Vida que Vale a Pena ser Vivida’, com o jornalista e professor Clóvis de Barros Filho, no Auditório Central da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), a partir das 19h30min. A atração trata da felicidade humana de uma perspectiva filosófica, ou seja, na busca pela conciliação entre trabalho, família, amizades e alegrias. Para participar da iniciativa, a confirmação de presença deve ser feira nas agências do Sicredi, diretamente com o gerente da unidade. Os ingressos são limitados, com entrada mediante doação de 1kg de alimento não perecível.

HOMENAGEM

Na quarta-feira, 11, o deputado federal Heitor Schuch (PSB/RS) prestou uma homenagem aos 100 anos da Cooperativa no Plenário da Câmara Federal. O presidente da Sicredi VRP, Heitor Álvaro Petry, o vice-presidente Pedro Carlos Thessing, e a diretora de Operações, Daniele Mann, receberam do deputado federal Heitor Schuch (PSB-RS) uma placa alusiva ao Centenário. “Receber esta homenagem em nome da Sicredi é um grande orgulho e também um privilégio, por estar representando nossos conselheiros, colaboradores, associados, ou seja, nossa grande família do Vale do Rio Pardo. Estou feliz e emocionado em poder compartilhar no plenário da Câmara um pouco da nossa trajetória centenária”, destacou Petry.

OUTUBRO

As comemorações seguem no mês de outubro. Nos dias 13 e 20, a partir das 10h30min, colaboradores e associados participam dos Desfiles Temáticos da 35ª Oktoberfest de Santa Cruz do Sul. Já no dia 22, às 9h, ocorre a entrega dos valores do Fundo Social às entidades e projetos classificados, no Auditório do Memorial da Unisc.

Além da programação oficial, as comemorações serão intensas nas agências, com distribuição de brindes. Nos veículos de comunicação da região haverá campanha publicitária focada na trajetória centenária e no diferencial do ser cooperativa, bem como um encarte especial. Está previsto ainda o lançamento de um livro histórico, escrito pelos pesquisadores Romar Beling e Benno Kist, bem como a inauguração do Memorial e da nova Sede Administrativa da Sicredi Vale do Rio Pardo, cuja construção está em andamento às margens da rodovia RSC-287, no trevo de acesso à Avenida Independência, em Santa Cruz do Sul.

“É momento de reconhecimento e gratidão por todos que participaram desta caminhada histórica e ao mesmo tempo elevar nossa consciência de responsabilidade pelo futuro da organização, mantendo a essência e os princípios do cooperativismo.”

HEITOR ÁLVARO PETRY

Presidente da Sicredi VRP

Saiba mais

Sicredi Vale do Rio Pardo

Associados – 53 mil
Colaboradores – 235

Agências – 15

Municípios – Nove – Santa Cruz do Sul, Venâncio Aires, Vera Cruz, Sinimbu, Passo do Sobrado, Vale Verde, General Câmara, Herveiras e Rio Pardo

Presidente – Heitor Álvaro Petry

Vice-presidente – Pedro Carlos Thessing

Sede Regional – Santa Cruz do Sul

Celebrantes

Padre Zeno Graeff e pastor Tiago Becker.

Participações

Coral São Martinho de Vila Palanque, com 18 integrantes.

Colaboradora Vanessa Gaedke Rodrigues, acompanhada pelo tecladista Robson Bittencourt, canta Aleluia.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome