Grupo Folclórico Essência da Tradição ficará instalado no Salão de Eventos por tempo indeterminado (Foto: Beatriz Colombelli/FM aquivo)

A revitalização pela qual passa o Parque Municipal do Chimarrão terá novidades nos próximos dias. Mais duas entidades passarão a ter sede no espaço. Uma delas é o Grupo Folclórico (GF) Essência da Tradição e, a outra, é a Associação Festa Nacional do Chimarrão (Afenachim). A entidade tradicionalista deve assinar o comodato com o Município ainda na primeira quinzena de agosto. O GF ficará instalado no Salão de Festas, prédio que fica na parte baixa do Parque e de frente para o Pavilhão Agropecuário.

De acordo com o coordenador do Parque do Chimarrão, Elígio Weschenfelder, o comodato já passou por avaliação interna na Prefeitura e resta apenas a assinatura final para oficializar a parceria. O convênio será por tempo indeterminado e, em troca, a entidade se compromete em reformar o prédio, que atualmente está interditado. A edificação está sem Plano de Prevenção e Proteção contra Incêndios (PPCI) e todas as melhorias são estimadas em R$ 50 mil.

“Tivemos outras entidades interessadas, mas o GF Essência da Tradição foi a única que oficializou o pedido para assumir o prédio”, destacou o coordenador do Parque. O prédio está há cerca de um ano e meio fechado, depois que o Centro de Pesquisas Folclóricas (CPF) Terra de Um Povo rescindiu o contrato e se mudou do local.

LEIA MAIS: Prova do Conselho Tutelar ocorre dia 18 de agosto

Afenachim

Já a Afenachim terá sua sede em sala localizada no Pavilhão de Exposições. Durante a Fenachim, o local era utilizado como sala de imprensa. Weschenfelder informa que a intenção é concentrar naquele espaço todos os documentos da entidade e mesmo da festa. “Assim haverá um local para reuniões e mesmo para arquivo, onde os registros fotográficos da maior festa de Venâncio Aires ficarão seguros”, disse ele. A expectativa é de que essa parceria possa ser oficializada ainda neste semestre.

Atualmente, são 16 entidades e empresas que têm espaços locados ou cedidos dentro do Parque. Durante os eventos oficiais do Município, no entanto, todas as entidades e empresas precisam colocar suas instalações à disposição. Criado em 1984, o Parque Municipal do Chimarrão possui uma área de 26,45 hectares.

Essência da Tradição

A entidade, que foi fundada em dezembro de 2017, tem como carro-chefe as modalidades individuais, voltadas às oficinas de intérprete vocal, chula, declamação e a formação de casais para dança de salão, sem deixar de lado as invernadas artísticas. Era intenção da entidade edificar sua sede própria, de 7,5 mil metros quadrados, na Picada Treib, no interior de Venâncio Aires.

Parque tem quase 200 churrasqueiras  

O Parque Municipal do Chimarrão tem equipes de manutenção permanentes atuando durante o ano. A principal contribuição dos servidores locados no Parque é a ampliação dos espaços de lazer. Atualmente, são quase 200 churrasqueiras instaladas nas mais diversas áreas verdes. A meta é seguir investindo na edificação das churrasqueiras, mesas e bancos, já que é crescente a procura nos fins de semana. “Antigamente o Parque recebia melhorias apenas em momentos prévios às Festas Nacionais do Chimarrão. Agora é diferente! Agora uma equipe permanente atua no Parque”, reforçou o coordenador, Elígio Weschenfelder.

A obra que está em andamento na pista de kart contemplará a edificação de um banheiro. Atualmente são quatro os banheiros públicos permanentemente à disposição dos frequentadores. “Uma das metas de trabalho é sempre manter os banheiros limpos e todos funcionando”, afirmou o coordenador.

Será investido em painel de grande porte na entrada do Parque, indicando a localização de todos os espaços e entidades instaladas no espaço. Também é possível que já neste mês iniciem os trabalhos de catalogação das espécies exóticas e nativas existentes no Parque. O trabalho será feito por uma empresa privada. Reflorestamento de lotes também será providenciado por essa organização que acompanhará o crescimento das árvores nativas por quatro anos. Serão plantadas 253 árvores em quatro lotes.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome