Entre as atividades realizadas no mês de novembro, o mascote Super Afrinho visita as Emeis onde conta a história da primeira negra Alphorriada de Venâncio (Foto: Divulgação)

Como forma de refletir e analisar a postura dos alunos a cerca das questões afros e indígenas, será promovido nesta quarta-feira, 20, o primeiro Dia D Aquilombar-se. A atividade, nas escolas municipais de Venâncio será desenvolvida com os estudantes dos 9º Anos a partir das 8h.

A avaliação com os alunos é alusiva ao Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado nesta quarta-feira e incluído em 2003 como efeméride no calendário escolar. A parada é a culminação das atividades realizadas pela Secretaria Municipal de Educação ao longo do ano, a cerca do tema, como a participação de encontro de formação das mesmas, enviando materiais, fazendo parcerias com Ong Alphorria e Coletivo Agbara.

No mês de novembro as escolas possuem momentos especiais de reflexão com trabalhos, atividades que envolvem toda a escola. Neste mês já foi realizado o 4º Bate Papo Pilhado Afro – parceria com o Departamento Cultural da Sociedade Nego F.Club, União dos Estudantes de Venâncio Aires (Uesva) e Na Pilha! da Folha do Mate e que reuniu cerca de 300 estudantes no Négo na quinta-feira, 14; além disso, o mascote Super Afrinho, representado por um aluno de cada escola, realiza visitas surpresas nas Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis), onde conta a história da primeira negra Alphorriada em Venâncio, Lucrécia Francisca da Cruz.

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome