Foto: Fernanda Bergmann / AI Câmara de Venâncio AiresA reunião ocorreu na noite de ontem, na Câmara de Vereadores de Venâncio Aires
A reunião ocorreu na noite de ontem, na Câmara de Vereadores de Venâncio Aires

é de conhecimento da população de Venâncio Aires e de Santa Cruz do Sul, o impasse existente em razão de um erro cometido por volta do ano de 1940. Um decreto assinado na época indica que na região do 7º Distrito de Venâncio Aires, a comunidade de Linha Seival, que possui atividades ligadas a Santa Cruz do Sul, pelo mapa, pertence a Venâncio Aires.

Na sessão da Câmara desta segunda-feira, 24, o vereador Eduardo Kappel (PP) relatou o projeto que trata do assunto. Kappel explicou que o objetivo é iniciar o procedimento de correção de divisas entre os municípios. A matéria também ressalta que em toda a “área de litígio”, as propriedades são registradas junto a Prefeitura de Santa Cruz do Sul, bem como às associações esportivas, comunitárias e escolas do município vizinho. Dessa forma, a correção do erro pode ser tratada de forma tranquila, porém devem ser seguidas regras da esfera Municipal, Estadual e Federal.

O vereador do PDT, Telmo Kist, ressaltou que existe uma Lei Estadual que permite, nesses casos, que seja feita a correção dos limites geográficos, desde que as Câmaras dos dois municípios discutam o assunto e concordem com a mudança. Cumprindo esta etapa, o projeto segue para a Assembleia Legislativa, para aprovação.