Terezinha é moradora de Linha Herval e já comercializa itens de decoração referente à data (Foto: Alvaro Pegoraro/Folha do Mate)

Pelas mãos da aposentada Terezinha Sausen Schuh, 72 anos, itens usados nas decorações de Natal vão ganhando forma. Artesã desde a adolescência, quando se dedicava ao crochê e ao bordado, a moradora de Linha Herval, no interior de Venâncio Aires, recebe encomendas alusivas à data há cerca de dois meses. “No fim do ano, geralmente as vendas aumentam”, observa.

Em meio ao colorido que o Natal possibilita, Terezinha usa a Internet para buscar algumas inspirações. Neste ano, ela traz como novidades para os clientes bolinhas feitas de EVA para enfeitar os pinheiros e pinheiros de patchwork em versão menor. De acordo com a artesã, as pessoas costumam ter preferência por enfeites menores, como Papais Noéis de fuxico, que podem ser usados em diversas ocasiões.

A aposentada é integrante do Programa Municipal de Artesanato e já tem produtos alusivos ao Natal à venda na Casa do Artesão de Venâncio, localizada na rua Osvaldo Aranha, no Centro do município. Além de encomendas de moradores da Capital Nacional do Chimarrão, Terezinha tem clientes de outras cidades do Rio Grande do Sul, como Porto Alegre e Campo Bom.

Enfeites menores, como os Papais Noéis de Fuxico, estão tendo bastante procura (Foto: Alvaro Pegoraro/Folha do Mate)
Foto: Alvaro Pegoraro/Folha do Mate

COMÉRCIO

Quem entra pela loja Brincasa, logo percebe que o Natal está quase chegando. Isso porque, os itens relacionados à data estão expostos na vitrine, na entrada e nas prateleiras. Segundo a gerente do local, Paula Daniele Anschau, logo depois do Dia das Crianças, celebrado no dia 12 de outubro, os produtos de Natal começaram a ganhar espaço. “Iniciamos a exposição deles na semana do dia 14, mas quase todos os dias temos novidades chegando. Nesta semana, a procura pelos itens aumentou”, relata.

Para Paula, a decoração da loja ajuda a atrair clientes. “Às vezes elem nem estão procurando nada sobre o Natal, mas quando entram e vêm os enfeites se dão conta de que a data está próxima”, avalia. Ela ainda compartilha que os produtos com mais saída são os pinheiros enfeitados, guirlandas, arranjos de mesas e castiçais – objetos que podem ser usados na ornamentação da ceia natalina.

Um diferencial da loja é que quando o cliente compra um pinheiro tem a opção de decorá-lo já no local e levá-lo pronto para casa. Além disso, na Brincasa o consumidor encontra itens de decoração para Papais Noéis e outros objetos. Quem aproveitou a tarde de ontem para garantir itens para a decoração foi a bancária Silvane do Nascimento, 55 anos. Ela estava a procura de um Papai Noel para presentear o neto de 3 anos, que já quer começar a enfeitar a casa para o Natal.

Na Brincasa, decoração de Natal dá um colorido especial para a loja e atraí o olhar dos clientes (Foto: Taís Fortes/Folha do Mate)

ANOTE AÍ! 

Os artesãos que participam do Programa Municipal de Artesanato realizarão duas feiras alusivas ao Natal. As atividades estão agendadas para os dias 7 e 21 de dezembro na Travessa Pastor Menzel, junto à Praça Henrique Bender, a Praça Evangélica.

CAMPANHA DA CACIVA 

  • A Câmara de Comércio, Indústria e Serviço (Caciva) de Venâncio Aires realiza do dia 18 de novembro a 24 de dezembro mais uma edição da campanha alusiva ao Natal. Neste ano, após um longo período usando o nome ‘Natal em Venâncio é 10’, a iniciativa passou a ser denominada de ‘A Magia do Natal’.
  • A mudança está associada ao aumento de premiação e de ganhadores nesta edição – serão sorteados R$ 20 mil em vale-compras divididos em 40 prêmios (20 para clientes e 20 para vendedores) – e à importância da atividade estar relacionada com a programação natalina do município, chamada de Natal Cor&Magia. Assim como aconteceu nos anos anteriores, além do sorteio final, a campanha contará com cinco sorteios em datas que antecedem o Natal.
    Fonte: AI Caciva

Deixe um comentário

Digite seu comentário
Digite seu nome